CARTEIRA #NOTBAD – OUTUBRO 2020

Carteira do Will
Tempo de leitura: 5 min
PERFORMANCE…QUE TRISTEZA =(

Sempre pautei meus comentários e posts com a verdade…sem mentiras…sem invenções…sem mascarar a realidade. Fato que a performance esse ano está horrorosa….nos últimos 12 meses igualmente ruim…e em setembro novamente um mês negativo – vide gráficos e tabela abaixo.

Tabela com a performance no ano e 12 meses

Gráfico dos últimos 12 meses. 

Performance em setembro 

No ano a carteira está 11p.p. atrás do IBOV. Em 12 meses 4.5p.p.. Foram 3 meses seguidos de performance aquém. Nos últimos 12 meses o aproveitamento da carteira está em 50% (50% bateu o IBOV e 50% ganhou do IBOV).

Então contra fatos e números não valem argumentos. Performance ruim, fraca…e acima de tudo perdendo dinheiro! O que mais me deixa P da vida. Peço desculpas a quem acompanha essa carteira. Saibam que me cobro bastante e que estou deveras decepcionado com o que tenho visto. 

 

CARTEIRA PARA OUTUBRO 

Dito isso…me questionei no minimo umas 21x (números de dias úteis de setembro) sobre minhas posições…sobre se estou certo das minhas convicções…sobre aonde estou errando…sobre mudar tudo…sobre refazer completamente a carteira…sobre dar o braço a torcer e desistir do investimento em bancos…sobre comprar empresas que tem sido bem comentadas… etc.

Conversei com pessoas – gestores e investidores – acerca das minhas posições tentando coletar opiniões diversas e até uma coragem para alterar a carteira.

Confesso que depois de muito refletir e conversar preferi manter a carteira inalterada para outubro…ou pelo menos por ora….possível que faça alguma troca no meio do caminho de outubro. Poderia aqui ficar reforçando as teses de investimento dos ativos que tenho dizendo que:

  • Acho um absurdo BBAS negociara P/L 6x pra esse ano já considerando queda de pelo menos 10% dos lucros…
  • Ou ainda que BBDC está remunerando um yield de quase 9%!
  • Que a BRPR além de descontada frente ao valor de patrimônio ou ativos líquidos, possui contratos que serão reajustados pelo IGP-M…esse que andou dando porrada aí.
  • Que o EV/metro quadrado da ALSO é menos da metade de IGTA ou MULT, ou seja, um desconto boçal frente a comparáveis do setor
  • Que a SAPR11 é uma utilitie que caiu 20% nos últimos 3 meses e negocia a 6x lucros e 4% de yield.
  • Que 51% das receitas da POMO4 são dolarizadas e que ela tem vendido bastante para África, país menos impactado pela covid.
  • Ou que a STBP3 mais capitalizada pós oferta tem condições ainda melhores de brigar por novas oportunidades de crescimento que o setor portuário deve apresentar.

Mas tudo isso vocês e o mercado já sabem, então confesso que não sei muito o que dizer. Sigo com a mesma carteira …e como disse é possível que eu venha ajustar isso ao longo de outubro….veremos.

 

PERFORMANCE HISTÓRICA

Para não deixar passar batido, a performance historica:

 

VÍDEO EXPLICATIVO DA CARTEIRA

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

6 comments

  • Olá Will

    1. Sobre os Bancos penso só devem voltar a performar bem no ano que vem após a reversão das provisões e liberação dos DIVIDENDOS!!! Este ano é comprar e ir acumulando.

    2. Estou surpreso com esse YIELD de Bradesco, não sabia disso, vou dar uma olhada de perto.

    3. Sobre BRPR, o ganho com o IGPM tem chance de virar dividendo? O que acha?

    Abraços e feliz aniversário!

    • 1. Poisé. Mas penso que no 4T as provisões já podem dar uma arrefecida …e bolsa sempre antecipa né.
      2. Da uma olhada. Não garanto que se repita, mas não me surpreenderia se fosse algo como 6%.
      3. Acho pouco provavel…não é perfil do negócio.

      Obrigado pelos parabéns.
      Abs

  • Will, resultados inferiores ao esperado fazem parte do jogo e o jogo é travado sempre no longo prazo, não no curto. Sigo tendo você como um grande mentor dos meus investimentos e confio plenamente no seu julgamento!

    Parabéns pelo seu aniversário, muita saúde, paz, felicidades e sucesso! Grande abraço!

Leave a Reply