20201014 – PODCAST BOM DIA USA: Duas companhias suspendem testes, Resultados Citigroup, Johnson & Johnson e DeltaAirlines

Podcasts
Tempo de leitura: 11 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de ontem? Os mercados encerraram em queda, após duas companhias terem seus testes paralisados. Tanto a Eli Lilly que teve que interromper seu teste em estágio final, quanto a Johnson & Johnson (JNJ), que também suspendeu os ensaios da sua vacina, após um paciente sofrer um “evento adverso”. Além disso, democratas e republicanos não conseguem chegar a um acordo sobre pacote de estímulos.

 

  • Dow: -0,55%
  • S&P: -0,63%
  • Nasdaq: -0,10%
  • Setores: Ontem, destaque positivo para apenas um setor: Biotechs XBI com alta de (1,37%). Na ponta negativa, a gente teve Banco XLF com queda de (-1,92%), Petróleo XLE com queda de (-1,55%) e Industrial XLI com queda de (-1,11%).
  • Economia: Na terça, nós tivemos dados de inflação do CPI (ao consumidor) que vieram piores que o esperado. O CPI cresceu 1,7% na base anual, enquanto o esperado era um crescimento de 1,8%. A percepção econômica da Zona do Euro, piorou e dados de exportação da China vieram piores que o esperado, com crescimento de 9,9% ante 10% do projetado.
  • Dólar: No dia de ontem, o dólar fechou em alta, cotado a $5,57 com alta (+0,95%). No cenário externo, nós tivemos duas empresas interrompendo os estudos de uma possível vacina para o Covid-19, assim como, dados do corona vírus aumentando em alguns países. No cenário interno, o Brasil continua na mesma, todos de olho no fiscal do país. https://rb.gy/em9bhw

 

**HOJE**

  • Ásia: No continente asiático, as ações operaram em um misto de queda e leve alta, após o discurso do presidente chinês Xi Jinping. O índice de Shangai encerrou com queda de (-0,56%), enquanto a Nikkei do Japão, encerrou com leve alta de (+0,11%). O discurso marcou a importância de proteger os direitos de propriedades intelectuais, bem como, motivas mais os empreendedores a iniciar e desenvolver os seus negócios. O mercado parece ter ficado preocupado com a parte de proteger as propriedades intelectuais, que diz respeito a guerra travada com os Estados Unidos.
  • Europa: Na Zona do Euro, as ações amanheceram em um misto também, repercutindo um aumento de casos do Covid-19. A Euro Stoxx caia (-0,27%) hoje as 7:15 da manhã no horário de Brasília. Enquanto a CAC40 (índice francês) caia (-0,29%) e a DAX (incide alemão) caia (-0,19%).
  • Futuros: Os principais futuros americanos operavam também em leve alta, com o futuro do S&P500 subindo levemente (+0,01%) e o futuro do Dow Jones subindo levemente (+0,11%), hoje as 7:15 no horário de Brasília.
  • Agenda: Temos inflação ao produtor (PPI) nos Estados Unidos. Produção Industrial na Zona do Euro e CPI e PPI na China. Do lado dos resultados, temos o banco Bank of America (BAC), Wells Fargo (WFC) e UnitedHealth (UNH).

 

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

 CITIGROUP (C)

Hoje temos um dia lotado de ativos, estamos entrando em temporada de resultado pessoa, ou seja, podem esperar várias companhias nos próximos podcasts.

Vamos começar com o Citigroup (C), que apresentou seus resultados referente ao terceiro trimestre de 2020. Mesmo batendo as estimativas dos analistas, o banco chegou a cair 4,8% ontem. Ele entregou $17,3 bilhões de receita e um lucro por ação de $1,40 dólar, enquanto, os analistas esperam uma receita de $17,2 bilhões e um lucro por ação de $0,93cents.

O custo de crédito caiu para $2,3 bilhões ante $7,9 bilhões no segundo trimestre. Enquanto as provisões foram substancialmente menores também. Porém, o que parece ter deixado o mercado desapontado foi que a receita da sua parte global caiu e o banco vem sofrendo pressões regulatórias em relação a sua gestão de risco. Mesmo com, a parte de Bonds, IB e Equity, compensando parcialmente essa queda.

A receita do segmento de Bonds (segmento de renda fixa) cresceu 18% no ano contra ano, enquanto, Equity (segmento de renda variável) cresceu 15% no ano contra ano. Ambos bateram o consenso dos analistas. ROE terminou ainda abaixo dos níveis pré-pandemia, diferentemente do JPMorgan Chase (JPM) que apresentou seus resultados ontem e já voltou com esse indicador para níveis antes da crise. O retorno sobre o patrimônio líquido ficou em 6,7%, bem maior que no segundo trimestre, mas abaixo do 3T19 que era de 10,4%.

Para quem não conhece o Citigroup, é a holding de serviços financeiros do Citibank. No caso, é um banco com atuação global que oferece desde crédito a pessoas físicas, a empréstimos para empresas e faz até gestão de recursos. Fundado em 1812 e sediado em New York. Ele contava conta pouco mais de 2400 agências nos Estados Unidos, México e Ásia.

O banco chega a empregar 200mil funcionários e em 2019, chegou a entregar cerca de $103 bilhões em receitas anuais. Atualmente, seu valor de mercado é de aproximadamente $90,9 bilhões. https://rb.gy/xx37cd

 

JOHNSON & JOHNSON (JNJ)

Passando para Johnson & Johnson (JNJ), que apresentou seus resultados do terceiro trimestre também no dia de ontem e também foram melhores que o esperado. Entretanto, suas ações caíram 2,29% na terça, após seu ensaio de vacina que estava no estágio final ser interrompido por causa de “efeitos adversos” em um paciente.

Vale ressaltar, que a gente teve outra empresa que apresentou um efeito adverso em um de seus pacientes há pouco tempo. A Astrazeneca, no dia 8 de setembro, alguns dias depois teve seus testes retomados no Reino Unido e em outros países, mas está no aguardo nos Estados Unidos. Mas é isso pessoal, isso acontece quando se está testando, temos que esperar por mais informações em relação aos efeitos adversos, no qual a Johnson & Johnson forneceu pouco devido a privacidade do paciente.

Mas voltando para os seus resultados, as Receitas ficaram $21 bilhões com alta de (+1,7%). Parte farmacêutica cresceu 5% e encerrou em $11,4 bilhões. Dispositivos médicos ficaram $6,1 bilhões e tiveram queda de 3,7%, sendo impactado pelos efeitos negativos do Covid-19 que adiaram cirurgias voltadas para ortopedia e visão. Mas foi o único segmento dela que caiu. Sendo que o segmento global cresceu 1,7% no ano contra ano.

Ela conseguiu entregar um lucro líquido de $5,8 bilhões com leve alta de 3,5% frente ao ano anterior. Mas se sentiu confortável em manter o guidance (a projeção) dos seus resultados para o final de 2020.

Para quem não conhece a Johnson & Johnson, ela fábrica, ela vende e ela desenvolve produtos voltados para área da saúde e da higiene no mundo todo. Atua em 3 segmentos: Consumidor direto, farmacêutico e Dispositivos Médicos. Então não galera, a Johnson & Johnson não vende só band-aid ou óleo para o corpo, ela faz muito mais que isso, inclusive, está tentando encontra uma solução para o Covid-19.

Fundada em 1886 e com sede em New Jersey. Ela chega a empregar 132.200 funcionários e em 2019, entregou cerca de $82 bilhões em receitas anuais. Atualmente, seu valor de mercado é de aproximadamente $390 bilhões. https://rb.gy/xau8fe

 

DELTA AIRLINES (DAL)

Por fim, vamos falar da Delta Airlines (DAL) que também apresentou seus resultados, ontem, sobre o seu terceiro trimestre. Infelizmente, eu deixei o pior para o final. Suas ações chegaram a cair 2,7% após ela apresentar outra perda massiva em seus resultados, só nos dois últimos trimestres (contando com esse) ela já chegou a perder mais de $11 bilhões.

Uma notícia boa, mas que continua ruim, é que sua queima de caixa por dia, diminuiu para $18 milhões de dólares ante $27 milhões no trimestre anterior. A Receita da Delta ficou abaixo das estimativas pelo mercado e encerrou em $2,6 bilhões, com queda de 79% frente ao ano anterior.

A receita continua pressionada pela baixa demanda por voos e algumas restrições de viagens que ainda continuam. E o pior, o presidente da companhia comentou que as receitas não devem se normalizar por dois anos ou mais. A Delta não dependia só de viagens, mas os segmentos de viagens internacionais e viagens de negócios tinham um peso muito importante para ela.

Chegou a presentou um prejuízo ajustado de $2,6 bilhões de dólares. A companhia encerrou o trimestre com $21 bilhões de caixa e equivalentes. Passou os últimos meses vendendo várias aeronaves e reduzindo funcionários. Cerca de 18mil colaboradores (1/5 da sua força de trabalho pré-pandemia) aceitou um plano de aposentadoria antecipada.

Para quem não conhece a Delta Airlines, ela é uma companhia aérea dos Estados Unidos. Até então a companhia possuía cerca de 800 aeronaves. Fundada em 1924 e com sede em Atlanta. Ela chega a empregar 91mil funcionários e em 2019, entregou cerca de $47 bilhões em receitas anuais. Atualmente seu valor de mercado é de aproximadamente $20,2 bilhões de dólares. https://rb.gy/fh8wl8

 

Vou ficando por aqui pessoal, hoje tem sala de análise as 9:30 comigo, as 11:15 com o Bo Williams. Quem quiser me seguir nas redes sociais, o meu instagram é @brenobonani e o twitter é @breno_bonani. Por fim, desejo a todos um excelente dia e um ótimo final de semana, forte abraço!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply