20201026 – Tônica da Semana: O PAI TA ON? A VOL TAMBÉM!

A Tônica
Tempo de leitura: 9 min
UM PEDIDO

Muito bom dia a todos e deixe-me fazer um pedido: se você gosta do que lê aqui, ou entende que isso te ajuda como investidor ou curioso sobre assuntos econômicos peço que DIVULGUE ESSE SITE. Acredito muito em cada palavra que postamos aqui (eu, Breno e Eliseu) e nesse mudo de muitos “experts” do mercado, penso que é fundamental disseminar bom conhecimento…acredito muito que o Bugg faz isso e por isso, conto com teu apoio!

Obrigado.

 

CHEGAMOS NOS 100K E AGORA? 

Não tenho a resposta para essa pergunta…aliás escrevo aqui exatamente para compartilhar minhas dúvidas com vocês. Provérbios ensina que na abundância das águas o tolo terá sede…pois é, aqueles por aí que afirmam com muita certeza sobre o futuro do mercado, certamente não sabem de nada!

Pois bem…a pergunta que me faço nesse momento é: bolsa se recuperou muito puxada pelas empresas de materiais básicos (papel e celulose, frigoríficos, siderurgia, mineração e até a Petro) e pelas chamadas Techs brasileiras (meia dúzia de empresas eu diria)… será que para chegar nos 110 ou 115 que muitos falam como target justo para o IBOV, teríamos os mesmos atores como protagonistas?

Abaixo a comparação entre setores ao longo do ano. Setor imobiliário (linha verde) e bancário (linha laranja) ficaram para trás. Normal. São cíclicos domésticos. Dependem mais da economia interna do que do nível do dólar por exemplo.

 

Sou viesado (pois tenho em carteira) a acreditar que esses 2 citados acima, junto com o varejo serão os vetores de uma continuidade de alta da bolsa. Comentei mais sobre o setor bancário nesse post: Carteira Will.

Fora isso, entendo sim que existe espaço para ao menos voltarmos para próximo de onde começamos o ano…por isso os 110k a 115k pontos que comentei acima…em linha com o que temos visto no mercado global…entendo que esse “delay” das bolsas emergentes pode ser reduzido olhando daqui para o fim do ano. O gráfico abaixo compara os emergentes (linha vermelha) com o S&P (linha preta) e o IBOV (linha verde).

 

BARBANTE NÃO SE EMPURRA…

Mas essa minha percepção/opinião/paplpite furado se fundamenta na economia….afinal barbante não se empurra não é mesmo? O quero dizer com isso? Que a bolsa se subir somente nas expectativas e percepções alheias é fugazi! Temos que ter dados que substanciem isso.

Gráficos abaixo da apresentação do presidente do Banco Central, Roberto Campos. O primeiro compara a recuperação da nossa indústria vis a vis outros emergentes:

 

E o segundo mostra a confiança dos agentes que segue melhorando…

 

Não obstante, se você leu a última tônica escrita pelo Breno no qual ele faz um Giro Pelo Brasil vai ver que os indicadores econômicos tem surpreendido positivamente , ainda que com leve desaceleração nos últimos meses…algo que vejo como normal

20201019 – Tônica da Semana: GIRO PELO BRASIL PART2!

O PAI TA ON!

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

UM RISCO:

Mas assim como comentei 2 semanas atrás, uma coisa me preocupa nisso tudo: a curva de juros segue apontando para alguma mexida nos juros…em outras palavras, esses juros não devem se manter baixos tanto quanto muitos esperam! Isso é um risco para bolsa.

 

EUA 

JUROS EM ALTA NOS EUA?

Assim como no Brasil, mas por motivos bem diferentes, os juros americanos andaram subindo…um misto de 3 fatores a meu ver: 

  • Preços de commodities subindo acabam gerando alguma pressão inflacionária em algum momento
  • Com avanço das conversas de pacote, possiblidade de vitória democrata, e cifras caminhando cada vez mais para montantes de ou acima de US$ 2 trilhões…mercado olha pra frente e começa a antever alguma inflação.
  • Muita gente via apostando que juros não mexia, logo é um trade crowdeado…alguns desfazem essa posição e isso ajuda nesse movimento de correção dos juros.

 

ROTAÇÃO…

Com isso em mente, na semana passada vimos os bancos (linha azul e lilás) performando bem e construção (linha vermelha) indo mal…alguns apostam que essa seria uma tônica daqui para frente…bancos se recuperando – vale a ressalva que eles acumulam 25% de queda no ano.

 

Fora isso, outro setor combalido e que pode ser aposta é o varejo…dados de varejo semana passada foram fortes e com o thanksgiving em 1 mês e o natal em 2 meses, esse seria uma aposta de curto prazo…Matéria do Wall Street Journal fala isso (link):

 

A VOL TA ON 

Voltando ao tema do título…Se o pai ta ON (Brasil), não tem como não dizer que o a VOL também não ta ON nessa semana. Aliás, a semana tem tudo para ser pesada na real…temos, a meu ver 2 assuntos pesados…dos quais a meu ver dificilmente vem coisa boa:

  • Casos de corona seguem crescendo. França e Inglaterra já tomaram medidas. Espanha vai fechar bares as 23hs. Itália vai fechar restaurantes depois das 18hs. Casos nos EUA batendo recorde. Notícia positiva só se sair algo de vacina mesmo!

Chart showing daily new coronavirus cases in the U.S. with data through October 24, 2020.

 

  • Estamos a 8 dias das eleições. Esquece pacote…agora são os últimos dias…pesquisas e vol serão a tônica!

 

Mas tem algo bom para acontecer essa semana?

  • Como contraponto…talvez os balanços possam trazer algum alento…são 186 empresas do S&P divulgando seus números essa semana! Quinta-feira por exemplo temos Google, Apple, Facebook e Amazon! Até aqui os números tem supreendido positivamente, dá uma olhada:

S&P 500 Earnings Above In Line Below Estimates

 

CONCLUSÃO

Estou otimista sim. Acho que tem espaço para o Ibovespa seguir se recuperando e buscar patamares do início do ano. Nos EUA  entendo que a rotação seja o tema do momento em meio a um cenário BEEEEMMM extremo de incerteza no curtíssimo prazo.

Mas olhando um pouquinho além, acredito numa vacina vindo aí; e que estamos num momento sazonalmente favorável para o mercado de ações…sendo assim, entendo que a vol ta ON e é melho o investidor se acostumar com isso….nesses momentos é que você pode aproveitar a vol para montar posições.

Falando em volatilidade, o texto do Eliseu essa semana é um must read: 

Investidores precisam acostumar-se cada vez mais com a volatilidade

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

6 comments

  • Olá mano, muito bom!
    Tudo que vc e seus colegas comentam é válido e importante, mas a origem desses movimentos altistas nas bolsas/setores creio que é ainda os soberbos AUXÍLIOS federais ali e aqui! onde uma engrenagem e elo puxam o outro.
    Mas a situação do Brasil é mais grave com inflação forte já atuante (vide IGPM) e não o fictício IPCA, reformas/privatizações travadas e os gastos fiscais, dívida publica, indo para o espaço devido aos auxílios principalmente. E ainda desejam continuar indefinidamente!
    Ás vezes é verdade, os pacientes precisam por muito tempo de remédios e alguns a vida toda! mas o custo/conta vem uma hora e creio que haverá uma dura realidade em breve aqui refletindo na bolsa, logo q os auxílios findarem ou o governo se arrebentar logo ali, sobrando duros impostos para o povão pagar paralisando novamente a economia agravado com dólar alto, fuga de investidores estrangeiros além da instabilidade geral no próprio EUA q reflete aqui também.

    Vacinas? veja bem, NENHUMA vacina ainda obteve COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA EMPÍRICA! NENHUMA vacina completou o segundo e terceiro estagio com sucesso total aprovado. NENHUM país está aplicando vacinação em massa onde elas foram desenvolvidas!… mas aqui o DoriaCHina claramente pratica ditadura terrorista insana ao querer OBRIGAR as pessoas a tomar a vaCHINA sem respaldo da ciência!

    A segunda onda chegou na Europa com centenas de mortes todos os dias. Se a vaCHINA tivesse credibilidade de eficiência esses países europeus estariam fazendo fila pra comprar ela. Mas simplesmente não há comprovações científicas e estágios obedecidos (q podem levar anos e a Anvisa sabe disso!). Até mesmo na China a vacina ainda não foi liberada pra uso em massa! ou seja, é tudo intere$$e da máfia de laboratórios e governantes!
    Abs.

    • Obrigado pelo comentário Cicero….mas cuidado para o viés não atrapalhar tua análise…isso eh um cuidado que TODOS nós, SEMPRE tem que ter.
      Tenho visto empresas reportando bons numeros e reaultados fortes aqui e lá…isso no fim do dia é o que mais conta na balança.
      Abs

Leave a Reply