20201105 – PODCAST BOM DIA USA: Mercados avançam com as eleições, Resultado Humana, Qualcomm, Uber, Lyft e Biogen

Podcasts
Tempo de leitura: 15 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de quarta? Os mercados encerraram o dia em alta, principalmente uma forte alta na bolsa de tecnologia, depois que o mercado percebeu que a disputa não seria uma vitória esmagadora vindo do Joe Biden, como apontava algumas pesquisas. O mercado se animou com uma possível vitória republicana. Mas galera, vou jogar um balde de água fria aqui, de propósito. Essa eleição realmente está sendo muito acirrada, mas independente de quem ganhe, foco nas boas empresas e nas boas oportunidades. No longo prazo, é só isso que importa. Mas voltando para o fechamento de ontem…

 

 

  • Dow: +1,3%
  • S&P: +2,2%
  • Nasdaq: +3,9%
  • Setores: Ontem, destaque positivo para: Biotechs XBI com alta de (+6,1%), Tecnologia XLK com alta de (+3,84%) e Petróleo XLE com leve alta de (+0,17%). Já na ponta negativa, a gente teve Materiais XLB com queda de (-1,69%) e Utilities XLI com queda de (-1,55%).
  • Economia: Na quarta, nós tivemos dados do PMI composto, que ficou em 56,3 ante 55,5, que era a projeção do mercado. Além disso, o PMI de serviços ficou em 56,9 (também indicando expansão) e melhor que o esperado. Porém, atividade empresarial não manufatureira ficou 61,2 ante 62 que era o esperado. Para finalizar essa parte, estoques de petróleo bruto vieram melhores que o esperado, com uma queda de quase 8 milhões nos estoques.
  • Dólar: No dia de ontem, o dólar fechou com queda acentuada, cotado a R$5,65 (-1,86%). No cenário externo, repercutiu a disputa acirrada entre o Presidente Donald Trump e o ex vice-presidente Joe Biden pela casa branca. No cenário interno, permanece as preocupações sobre a trajetória da dívida pública do Brasil e a capacidade do governo em encaminhar algum plano crível de recuperação das contas públicas. https://rb.gy/n9fo5e

 

**HOJE**

  • Ásia: No continente asiático, as ações performaram bem, com todos os investidores de olho nas eleições presidenciais americanas. O índice de Shangai subiu (+1,3%) nessa madrugada, enquanto no Japão, a Nikkei subiu (+1,73%).
  • Europa: Na Zona do Euro, as ações amanheceram animadas também, repercutindo também as eleições americanas. A Euro Stoxx subia (+1,34%), hoje as 7:30 da manhã no horário de Brasília, sendo puxada pelas ações de tecnologia que subiam 2,5%.
  • Futuros: Os principais futuros americanos também apontavam para outro dia de alta, com o futuro do S&P500 subindo (+1,94%) e o futuro do Dow Jones subindo (+1,54%), também as 7:30 da manhã de hoje.
  • Agenda: Hoje temos pedidos de seguro desemprego (tanto contínuos quanto os iniciais) e Produtividade do Setor (excluindo agricultura) nos Estados Unidos. Do lado dos resultados, vamos ter a companhia de biotecnologia AstraZeneca (AZN), Electronic Arts (EA), General Motors (GM), T-Mobile (T) e Papa John`s (PZZA).

 

 

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

HUMANA (HUM)

Vamos ao que interessa. Começando por uma companhia que divulgou seus resultados na terça e que é do setor de healthcare. A Humana (HUM), apresentou seus resultados referente ao terceiro e superou as estimativas dos analistas para variar. Suas ações fecharam ontem com alta de (+6,45%).

Ela apresentou uma receita de $20 bilhões, alta de 23,6% e superando as estimativas. Ela comentou que se beneficiou de custos dos médicos mais baixos, uma vez que a demanda por saúdes opcionais permaneceu abaixo dos níveis pré-pandemia.

Outro ponto que ajudou bastante, foi seu segmento de Medicare Advantage (parte de varejo que vende planos), apresentou um resultado muito bom e continua sendo um dos pilares que a companhia quer se apoiar. Só neste trimestre, o plano individual adicionou 382.600 novos membros, alta de 10,7% vs o 3T19. Já os planos de grupo, adicionaram 88.100 novos clientes, alta de 16,8% vs o 3T19 também.

Com uma demanda menor por médicos ou idas aos hospitais. O percentual gasto com prêmios de sinistralidade ficaram baixo, encerrando o trimestre em 85,3%, melhor que o esperado pelo mercado, que era de 85,9%. O lucro por ação ajustado da companhia ficou em $3,08, alta de 94% frente ao mesmo período anterior.

A companhia se sentiu confortável em aumentar o seu guidance (sua projeção) para o final do ano. Agora ela espera aumentar seus membros em 375mil no segmento Medicare Advantage e espera um lucro ajustado para o ano entre $18,50-18,75 dólares por ação.

Para quem não conhece a Humana, ela é uma companhia de saúde que atua e opera oferecendo planos de saúde, seguros médicos e de saúde especializada, serviços odontológicos que vão até oftalmologia também e soluções de farmácia (como saúde domiciliar).

Fundada em 1961 e com sede em Kentucky. Ela conta com pouco mais de 17 milhões de clientes e chega a empregar 46mil colaboradores. Em 2019, ela entregou cerca de $64,8 bilhões em receitas anuais e atualmente, seu valor de mercado é de aproximadamente $59,6 bilhões. https://rb.gy/yyzlap

 

QUALCOMM (QCOM)

A próxima companhia é uma empresa de tecnologia que fornece produtos de comunicação digital e hardware para várias outras companhias, muitas delas são até empresas que vende smartphones. A Qualcomm (QCOM) apresentou ontem seus resultados referente ao seu quarto trimestre de 2020 e bateram com folga as estimativas. Suas ações fecharam com (+2,81%) de alta, mas já subiam mais de 15% no after.

A companhia reportou uma receita de $6,5 bilhões, batendo as estimativas de $5,93 bilhões e crescendo 35% no ano contra ano. Sendo que o segmento de tecnologia dela (CQT), cresceu 38% no ano contra ano. Esse segmento é o de hardware dela, onde ela vende processadores para smartphones, hardware para carros, internet das coisas, radiofrequência e muito mais. Ela comentou que vai mudar seus próximos relatórios para detalhar mais como essa receita é formada neste segmento, o que animou ainda mais o mercado.

Antes, essas linhas de negócios eram reportadas só como CQT (Equipamentos e serviços), mas que é predominantemente processador. Logo, fica uma divulgação mais rico, ver ela reportar agora mais detalhadamente cada item dentro dessas receitas.

Outro grande segmento da Qualcomm é o QLT (parte de licenças), que inclui taxas de licenciamento de outras empresas que usam seus serviços, principalmente de companhias de telecomunicações. Essa receita aumentou em 30% em relação ao mesmo período anterior.

Lucro líquido aumentou em 76% em relação ao ano anterior. Ela entregou um lucro por ação ajustado de $1,45 dólar, enquanto o mercado esperava um lucro de $1,17 dólar. Vale ressaltar que ela forneceu um certo guidance (uma projeção) para o seu próximo ano fiscal, onde ela espera encerrar o ano com uma receita entre $7,8-8,6 bilhões e um Lucro Por Ação ajustado entre $1,95-2,15.

Outro ponto relevante, é que a companhia abriu os seus resultados, comentando sobre a posição dela no mercado de 5G. Achei um ponto interessante, muitas companhias devem acelerar ou começar a comentar mais sobre essa nova tecnologia. A empresa disse que está muito bem posicionada para a ascensão dessa tecnologia, sendo que um dos seus chips modem 5G já estão incluídos no novo lançamento do iPhone 12.

Ela comentou que espera cerca de 200 milhões de smartphones com 5G sejam vendidos em 2020 e cerca de 500 milhões em 2021. Lembrando que ela não fábrica smartphones pessoal, mas ela vende chips e processadores que acabam indo em vários deles.

Para quem não conhece a Qualcomm, ela é uma companhia de tecnologia que projeta, desenvolve, fábrica e comercializa produtos de comunicação digital. Ou seja, ela faz processadores e chips voltados para smartphones, automóveis, internet das coisas (que é bem amplo né galera). Além disso, fornece serviços e cobra por direito intelectual com as suas licenças. Ela tem um último segmento, que é menos comentando, que é o QSI: No qual ela investe em empresas com estágio inicial vários setores, como inteligência artificial, saúde digital, softwares e etc.

Fundada em 1985 e com sede na Califórnia. Ela emprega 37mil colaboradores e em 2019, entregou cerca de $24,2 bilhões em receitas anuais. Atualmente, seu valor de mercado é de aproximadamente $145,5 bilhões. https://rb.gy/ecervk

 

UBER (UBER) e LLYFT (LYFT) – https://rb.gy/wbpls3 ; https://rb.gy/fdcbyp

E o que houve com as ações da Uber e sua concorrente Lyft ontem? A Uber teve alta de 14.5% e a Lyft 11%! Acontece que a votação que esta acontecendo nos EUA não é só para troca do comando federal, câmara e senado, existem diversos temas sendo votados em diferentes estados. Acontece que as projeções da votação na Califórnia, sugerem que os californianos decidiram que as duas empresas deveriam ser isentas de uma lei trabalhista que visa tornar os motoristas empregados em vez de contratados – a Proposition 22 era o nome proposta, uma medida eleitoral que Uber e Lyft estavam usando como última esperança para o estado continuar operando como fazem atualmente. Notícia positiva, pois, para Lyft a california representava cerca de 20% das receitas antes da pandemia; a Uber não abre essa quebra de receita, mas comenta que seus 5 mercado mais importantes no mundo respondem por 23% das receitas…Los Angeles e São Francisco estão entre os 5 mercado mais importantes. A proposta permite que os motoristas e entregadores de aplicativos possam ser classificados como contratados independentes. Embora isso os desqualifiquem para benefícios concedidos aos empregados, a medida dá direito a novos benefícios, como salário-mínimo e seguro de veículos. Ambas as empresas já vinham alertando os consumidores que se tivessem que arcar com todos os encargos, os custos dos serviços iriam aumentar e quem pagaria a conta no final seria o consumidor. Fora isso a proposition meio que abre o caminho e precedente para caso o mesmo venha acontecer em outros estados…justo não? Os eleitores e não o governo decide!

No ano as ações da Uber acumulam alta de 37.8% com a empresa avaliada em ~72BI; já as ações da Lyft caem 32% com a empresa avaliada em 9BI….essa diferença de performance se explica essencialmente pelo modelo mais diverso de receitas da Uber, versus a Lyft que é mais concentrada no negócio de corridas.

 

Biogen(BIIB) https://rb.gy/zuywbx

As ações da empresa de biotecnologia Biogen dispararam mais de 40% ontem depois que a Food and Drug Administration (espécie de Anvisa americana) disse que seu medicamento experimental para Alzheimer se mostrou “robusto e excepcionalmente persuasivo” em um estudo. A agência disse que a Biogen forneceu “evidências substanciais de eficácia para apoiar a aprovação”. Um painel de especialistas externos deve se reunir na sexta-feira para recomendar a aprovação do medicamento ao FDA – a decisão final ainda deve sair só em março. Legal comentar isso, porque na live que fizemos sobre Biotech comentamos sobre as fases que os medicamentos passam e como é importante avançar nesse processo. O reflexo desse avanço, como deu para ver, foi refletido na ação, pois agora a droga caminha para ter aprovação final e ser vendida no mercado…deixa de ser uma aposta ou expectativa de receita. O FDA aprovou medicamentos para Alzheimer destinados a ajudar os sintomas, não realmente reverter ou retardar a doença em si. A Biogen estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas com Alzheimer precoce nos Estados Unidos podem ser candidatas ao medicamento. A Biogen é uma biofarmacêutica que já possui diversas drogas aprovadas, receitas de $14BI em 2019, um valor de mercado de ~55BI e com a alta de ontem suas ações viraram para positivo (alta de ~20% no ano).

 

Will ainda vai comentar o resultado da Match Group a dona do Tinder em nossa live diária. 

 

Vou ficando por aqui pessoal, hoje tem sala de análise as 9:30 comigo e o Will Castro Alves. Vamos falar de Qualcomm, Match Group (dona da tinder) e outras que divulgaram seus resultados. E as 10:15 com o Bo Williams, passando em vários gráficos. Quem quiser me seguir nas redes sociais, o meu instagram é @brenobonani e o twitter é @breno_bonani. Por fim, desejo a todos um excelente dia e uma ótima quinta-feira! Forte abraço!!

 

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply