20201210 – PODCAST BOM DIA USA: Mercados em modo cautela, IPO Airbnb, ETF de IPO e Resultado Campbell Soup

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Tempo de leitura: 14 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de quarta! Os mercados americanos encerraram o dia em queda, com os investidores de olho nos novos estímulos que continuam sem nenhum consenso e com os mercados realizando parte dos ganhos depois de renovar novas máximas.

 

 

  • Dow: -0,35%
  • S&P: -0,84%
  • Nasdaq: -1,94%
  • Setores: Na quarta, destaque para os setores: Petróleo XLE com leve alta de (+0,30%) e Industrial XLI com alta de (+0,20%). Já na ponta negativa, a gente teve Biotechs XBI com queda de (-1,96%), Tecnologia XLK com queda de (-1,95%) e Bancos com leve queda de (-0,28%). As ações do Facebook (FB) e Apple (AAPL), caíram (-2,28%) e (-1,76%), respectivamente.
  • Economia: Ontem, a gente teve emprego JOLTS (privados), que cresceram para 6,6m de novo empregos gerados, superando as estimativas. Além disso, a gente teve vendas no atacado de outubro, que cresceram 1,8% e também superaram as estimativas, que apontavam para um crescimento de 0,8%.
  • Dólar: Na quarta-feira, o dólar encerrou o dia em alta, cotado a R$5,17 (+0,87%). No cenário externo, repercutiu as esperanças de que um novo pacote de estímulos ainda passe neste ano. Já no cenário interno, os investidores se voltaram a reunião do COPOM sobre a taxa de juros básica do país, a Selic. https://rb.gy/gt8xpq

 

**HOJE**

  • Ásia: No continente asiático, as ações operaram em um misto. O índice de Shangai fechou com leve alta de (+0,04%), enquanto no Japão, a Nikkei fechou com leve queda de (-0,23%).
  • Europa: Na Zona do Euro, as ações abrem em alta, mesmo com as tensões do Brexit pairando sobre o continente Europeu. A Euro Stoxx subia levemente (+0,24%) hoje as 7:30h da manhã no horário de Brasília, enquanto o setor de viagens puxava para baixo, com queda de (-0,7%). A CAC40 (índice francês) subia leve (+0,35%) e a DAX (índice alemão) subia leve (+0,11%).
  • Futuros: Os principais índices futuros americanos amanheceram em leve alta também, com o futuro do S&P 500 subindo (+0,16%) e o futuro do Dow Jones subindo (+0,19%). Hoje as 7:30h da manhã também.
  • Agenda: Hoje a gente Pedidos de Seguro Desemprego e CPI (Inflação ao Consumidor) nos Estados Unidos.

 

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

IPO AIRBNB

Vou começar comentando um pouco do IPO da Airbnb. Para quem não viu a live ontem, ela ficou gravada e vai estar disponível na plataforma da Avenue. Não vou ficar comentando tudo que aconteceu na live, se não ficaríamos muito tempo aqui falando de um único assunto. A intenção é comentar um pouco do case do Airbnb que começa a negociar hoje sob o ticker ABNB.

Então vamos lá. A empresa com sede em São Francisco foi fundada em 2008 depois que Joe Gebbia deixou seus amigos Brian e Nathan animados com a ideia de alugar um colchão de ar em seu apartamento no centro da cidade. Ele cresceu e se tornou um gigante global com mais de 4 milhões de anfitriões e mais de 7,4 milhões de listagens de aluguel de casas junto com “experiências” como passeios guiados por vinho, ioga no topo da montanha e aulas de cerâmica.

Na semana passada, a empresa disse que planeja vender 50 milhões de novas ações a um preço de oferta de US $ 44 a US $ 50 cada. Pessoas familiarizadas com o assunto disseram no domingo que a empresa planeja aumentar a faixa de preço proposta para US $ 56 a US $ 60 por ação.

Mas como funciona a empresa Breno? O Airbnb é uma plataforma onde anfitriões e hóspedes trocam moradia por dinheiro, ou seja, um modelo de aluguel de espaços peer-to-peer. Ou seja, o airbnb conecta pessoas que buscam um espaço físico com aqueles que tem tal espaço disponível para oferecê-lo.

 

Ao longo do processo, os hosts e convidados podem encontrar avaliações e conexões de mídia social para construir confiança entre os usuários. Os usuários compartilham experiências e isso os ajuda a construir a confiança nos hospedeiros.

O usuário seja ele hospedeiro ou hóspede se concetar facilmente através de um cadastro e do registro do de um meio de pagamento e recebimento.

Vamos a alguns números gerais também da companhia:

  • 4 milhões de hospedeiros sendo 86% desses fora dos EUA

 

  • 63% das receitas foram geradas fora dos EUA

 

  • São 7.4 milhões listagens disponíveis entre acomodação e experiências, sendo 5.6MM ativos (que receberam pelo menos uma marcação nos últimos 365 dias).

 

  • Já em 2017 o Airbnb tinha mais opções de hospedagem que as 4 maiores redes de hotéis somadas! Link.

 

  • Presente em 220 países e em mais de 110 mil cidades.

 

  • Já hospedou mais de 825MM de pessoas gerando receitas somadas de US$ 110BI.

 

  • Durante 2019, o Airbnb teve 54 milhões de reservas ativas e 247 milhões hóspedes/usuários de suas experiências.

 

  • 55% dos hospedeiros são mulheres.

 

O Airbnb, assim como diversas outras empresas da chamada nova economia tem por característica um forte crescimento de receitas, mas sem o mesmo ser acompanhado de lucratividade. Os dados abaixo resumem os principais números da empresa.  Suas receitas cresceram em média mais de 50% por ano de 2015 a 2019, mas no mesmo período seu prejuízo saltou de $135 milhões para mais de $674 milhões em 2019.

O que explica isso? 

Essencialmente um gasto massivo com vendas (cupons, descontos, promoções, etc) e muito marketing para divulgação de seu serviço. Os gastos com vendas e marketings somam mais de 30% das receitas

Apesar de ainda não ter alcançado lucratividade a empresa mostrou expansão do seu Ebitda (geração operacional de caixa) e do seu fluxo de caixa. A forte impacto dos números em 2019 se referem principalmente devido a investimentos em iniciativas de crescimento e investimentos na infraestrutura técnica.

Um ponto forte do modelo da empresa é a sua diversificação geográfica. Os gráficos mostram que em linhas gerais a região EMEA (Europa, Oriente Médio e África) tem uma significativa relevância para empresa, mas é na América do Norte onde são geradas grande parte das receitas da empresa (41%).

No topo do range e considerando a venda de todos lotes a oferta avaliaria o Airbnb em $41.8BI número esse bem superior ao valuation pré-covid de $31BI (empresa fez captação privada com esse valuation); ou ainda, bem superior aos US$ 18BI com que foi avaliado em abril/2020 quando fez outra captação.

No mais, comentaremos hoje na live diária mais um pouco sobre esse case. Sugiro a todos que tiverem interesse, a ver a nossa live sobre a companhia, abordamos as diferenças do IPO dos Estados Unidos para o Brasil, bem como, as performances dos IPO`s desde 2012. Até onde se sabe, as ações ficaram precificadas a $68 dólares, bem acima do topo da faixa que era de $60 dólares.

 

ETF IPO

Aproveitando o tema de IPO, existe um ETF que permite se expor as aberturas de capitais. O ETF negocia sob o cód IPO e é da Renaissance Capital. E como funciona? Ele permite que os investidores possuam uma cesta das maiores empresas de capital aberto listadas nos Estados Unidos em um único título, reduzindo o risco de propriedade de uma única ação.

Eles fazem isso replicando um Índice de IPO, que reflete aproximadamente os 80% principais das novas empresas públicas com base na capitalização total do mercado, é ponderado pela capitalização free float e impõe um limite de 10% as maiores posições.

Os IPO`s elegíveis para entrar precisam ter no mínimo $100 milhões de capitalização, baseado na oferta inicial. Ter uma liquidez boa e ter um free float (ações em circulação) maior do que 5%. Sendo que a maioria das manutenções nesse ETF acontecem trimestralmente, mas pode ser que alguma atualização mensal aconteça, caso uma companhia faça uma oferta secundária por exemplo.

Atualmente, esse fundo cobra 0,6% de taxa de administração, possui 49 empresas, sendo que suas maiores posição são: Moderna (MRNA), Uber (UBER), Zoom (ZM), Pinterest (PINS) e CrowdStrike (CRWD). Só essas 5, correspondem por aproximadamente 41% da posição

As companhias ficam em média 2 anos e depois dão espaço a outras companhias que estejam abrindo seu capital. No ano, esse ETF conta com uma valorização de 108,55%. Sendo que nos últimos 5 anos, ele retornou 212% para seus investidores.

 

CAMPBELL SOUP (CPB) 1T21

Voltando para divulgação de resultados. A fabricante de sopas enlatadas, Campbell Soup, divulgou seus resultados referente ao primeiro trimestre de 2021 (seu ano fiscal) ontem e bateu as estimativas. Porém, mesmo superando os analistas, suas ações encerram com queda de (-%).

A companhia entregou um aumento de receita líquida em 7% durante o trimestre e encerrou em $2,3 bilhões. Vendas orgânicas cresceram 8% e apresentaram uma demanda forte ainda. Essa melhora foi impulsionada pelo segmento de refeições, bebidas e lanches, refletindo um aumento contínuo de demanda, já que muitas famílias continuam em casa por conta do isolamento social.

A companhia tinha comentado na sua última teleconferência, que alguns problemas estavam acontecendo na sua cadeia de suprimentos, especialmente no segmento de lanches (ou snacks). Além disso, tinham dado um guidance (uma previsão) mais desafiadora para o começo do seu novo ano fiscal. Porém, parece que ela começou bem o seu novo ano fiscal, O EBIT (Lucro Operacional), ficou em $461 milhões, crescimento de 45% no ano contra ano e superando as estimativas.

No mais, ela entregou um lucro por ação de $1,02 dólares, um crescimento de 31% e batendo as estimativas. A companhia até chegou a aumentar seus dividendos em 6%, agora para $0,37 cents por ação. Por fim, ela forneceu um guidance (uma projeção) melhor para o segundo trimestre, com um crescimento de receita entre 5-7% e um lucro por ação em linha com as estimativas.

Para quem não conhece a Campbell Soup também. Ela é uma varejista que fabrica e comercializa alimentos, bebidas e lanches. Ela é famosa por fazer suas sopas enlatadas. Além disso, ela faz caldos, molhos, sucos, vende batata frita, vende cookies e muito mais.

Uma companhia de atuação global, que hoje vende seus produtos em vários canais. Sendo alguns deles via lojas de conveniência, supermercados e até farmácias. Ela conta com um site que informa suas marcas e de acordo com sua localização te informa as lojas mais próximas para poder comprar ou os sites mais próximos da sua região que entregariam na sua residência.

Ela chega a empregar 19mil pessoas também e tem um valor de mercado de aproximadamente $14,6 bilhões de dólares. Em 2019 ela entregou 8,1 bilhões de receitas anuais.

 

Vou ficando por aqui pessoal, hoje tem sala de análise as 9:30 com o William Castro Alves e o nosso novo integrante, Guilherme Zanin. E as 10:15 com o Bo Williams, passando em vários gráficos. Quem quiser me seguir nas redes sociais, o meu instagram é @brenobonani e o twitter é @breno_bonani. E quem quiser seguir o William no twitter ou instagram é @willcastroalves. Por fim, desejo a todos um excelente dia e um Forte abraço!!

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

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