20201215 – PODCAST BOM DIA USA: Mercados na cautela, Resultado Qudian, Google fora do ar e 3 setores para ficar de olho

Podcasts
Tempo de leitura: 12 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de segunda! Os mercados americanos encerraram o dia em misto, com os principais índices americanos em queda após temores de novas restrições mais severas nos Estados Unidos. O comentário que deixou o mercado mais pessimista veio do prefeito de New York, Bill De Blasio, que alertou que a cidade poderia sofrer um “fechamento total” em breve.

 

 

  • Dow: -0,62%
  • S&P: -0,49%
  • Nasdaq: +0,50%
  • Setores: Na segunda, destaque para os setores: Biotechs XBI com leve alta de (+2,61%) e Tecnologia XLK com leve alta de (+0,33%). Já na ponta negativa, a gente teve Petróleo XLE com queda de (-3,56%), Industrial XLI com queda de (-1,31%) e Materiais XLB com queda de (-1,28%).
  • Economia: Ontem, a gente não teve nenhum dado relevante.
  • Dólar: Na segunda-feira, o dólar encerrou o dia em alta, cotado a R$ 5,12 (+1,55%). No cenário externo, a decisão de prorrogar as negociações comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia manteve vivas as esperanças de um eventual acordo. Além disso, o mercado segue otimista que um pacote de estímulos deve sair. No cenário interno, os economistas aumentaram suas estimativas para inflação para 2020, que passou de 4,21% para 4,35%. Prevaleceu também no radar dos investidores a cautela em relação ao fiscal brasileiro. https://rb.gy/vyhqhp

 

**HOJE**

  • Ásia: No continente asiático, as ações operaram em queda, mesmo após a China apresentar um crescimento da produção industrial em 7% em relação ao ano anterior. Além disso, as vendas de varejo na China aumentaram em 5% em novembro, mas ficaram atrás das previsões que esperavam um crescimento de 5,2%. O índice de Shangai fechou com leve queda de (-0,06%), enquanto no Japão, a Nikkei fechou com leve queda de (-0,17%).
  • Europa: Na Zona do Euro, as ações abrem em leve alta, com os mercados europeus mais cautelosos e de olho na evolução do vírus, possíveis novas restrições na Inglaterra, Holanda e Alemanhã, além do acordo do Brexit. A Euro Stoxx subia leve (+0,55%) hoje as 7:50h da manhã no horário de Brasília, enquanto o setor de automóveis puxava para cima, com alta de (1,2%). A CAC40 (índice francês) com subia leve (+0,44%) e a DAX (índice alemão) com subia (+0,75%).
  • Futuros: Os principais índices futuros americanos amanheceram em alta, com o futuro do S&P 500 subindo (+0,57%) e o futuro do Dow Jones subindo (+0,52%). Hoje as 7:50h da manhã também.
  • Agenda: Hoje a gente tem Preços de Bens Exportados, Preços de Bens Importados, Produção Industrial e Vendas na Industria nos Estados Unidos.

 

 

**DESTAQUES DE ATIVOS**

RESULTADO QUDIAN (QD) 3T20

Ontem, a companhia chinesa de empréstimos peer-to-peer, Qudian (QD), apresentou seus resultados referente ao terceiro trimestre de 2020. Apesar de bater as estimativas do mercado, porém, suas ações encerram com queda de (-6,01%) no dia de ontem.

A companhia apresentou uma receita de $125 milhões, uma queda de 62% em relação ao mesmo período anterior. Essa queda se deu conforme o credor apertou seus padrões de aprovação de crédito em meio a incertezas macro e gerais do ciclo de crédito.

Além disso, o crescimento do número de pessoas usando o seu aplicativo foi muito modesto. Um crescimento de 3,8% no trimestre e encerrando com 81,3 milhões de usuários. O número de pessoas emprestando para negócios caiu 18,2% no trimestre também. Outro ponto que pesou no resultado, foram as taxas de serviço de transação que caíram para $1 milhão, uma queda de 99,3% em relação ao mesmo período anterior.

No mais, a companhia entregou um lucro por ação de $0,33 cents, acima das estimativas, mas com queda de 43,2% no ano contra ano. Como a maioria dos serviços que dependiam de emprestar dinheiro, ela viu suas provisões cair 87,1% no trimestre. Todavia, isso ainda não tirou de cima da empresa aquela sensação de que nem tudo ainda está bem. Mesmo depois do pico da pandemia, o aplicativo continua rodando com diversas restrições pesadas para novos empréstimos, o que tem dificultado o modelo de negócios da empresa e o ganho de escala.

Para quem não conhece a Qudian, ela oferece crédito e pequenos empréstimos para clientes através do seu aplicativo. Esses empréstimos podem ser feitos inclusive de pessoa para pessoa. Mas não são grandes empréstimos pessoal. É o suficiente para você pagar sua conta de luz ou quitar alguma dívida pequena. Fundada em 2014 e com sede na China.

Ela emprega pouco mais de 900 colaboradores e em 2019, entregou $1,27 bilhão em receitas anuais. Atualmente, o seu valor de mercado é de aproximadamente $370,5 milhões.

 

Alphabet (GOOG)

O Google, da Alphabet, sofreu uma interrupção mundial na manhã da última segunda-feira que deixou vários serviços, incluindo YouTube, Gmail e Google Drive totalmente off-line. O serviço foi restaurado ainda pela manhã, de acordo com o Google e o painel de status da empresa mostra que todos os seus serviços estão funcionando normalmente.

Durante a tarde, o a empresa confirmou a interrupção, dizendo que foi o resultado de um problema interno, e não de um ataque cibernético. Em nota, um porta-voz do Google à CNBC disse: “Hoje, às 3:47 AM PT, o Google experimentou uma interrupção do sistema de autenticação por aproximadamente 45 minutos devido a um problema de cota de armazenamento interno”. O porta-voz ainda acrescentou: “Todos os serviços foram restaurados. Pedimos desculpas a todos os afetados e conduziremos uma análise de acompanhamento completa para garantir que esse problema não volte a ocorrer no futuro.” Algumas das maiores empresas dos EUA contam com os serviços do Google, incluindo Uber, Netflix e Twitter.

Não só essa notícia pegou mal para a empresa como também a notícia de que ela, o Facebook e outras gigantes de tecnologia, consideradas pela União Europeia como “guardiãs de dados”, podem enfrentar multas no valor de até 10% da sua receita anual se não cumprirem as obrigações antitruste. Os chamados “gatekeepers” serão determinados pelo órgão governamental por terem milhões de usuários e bilhões de dólares em receita. As empresas de tecnologia que violam regularmente as regras podem ser obrigadas a fazer mudanças comportamentais ou estruturais, incluindo unidades de desinvestimento.

Empresas como Facebook (NASDAQ: FB), Alphabet (GOOG, GOOGL) e Apple (NASDAQ: AAPL) enfrentaram sondagens antitruste da UE no passado e provavelmente receberão as designações de gatekeeper. Isso sem contar que na semana passada, a FTC e uma coalizão de estados dos EUA lançaram ações antitruste contra o Facebook. O governo dos Estados Unidos disse que pode buscar o desinvestimento do WhatsApp e do Instagram. No dia de ontem a empresa caiu aproximadamente 1% e no ano YTD o GOOG ainda empresa uma valorização acima de 31%.

 

3 setores para ficar de olho na reabertura das economias em 2021

De acordo com uma casa de análise dos Estados Unidos, a 3Fourteen Research, existem alguns setores que ainda continuam muito para atrás e que podem ser amplamente beneficiados com uma reabertura das economias. Sendo assim, resolvi trazer algumas ideias do artigo que eu li na CNBC, no qual eles citaram várias “Lockdown Losers” que realmente podem fazer algum movimento.

Companhias aéreas e hotéis foram dizimadas durante a pandemia. O US Global Jets ETF (JETS) caiu 27,1% no acumulado do ano, mas esse infelizmente não tem ainda na nossa plataforma. Entretanto, na Avenue tem o SPDR S&P Transportation ETF (XTN) que também pega uma exposição grande de aéreas (25% do ETF), mas que a maior exposição é a transporte rodoviário. Suas principais posições são a Lyft (LYFT), Uber (UBER), United Airlines, American Airlines (AAL), Spirit Airlines (SAVE), dentre outras.

Além disso, o Invesco Dynamic Leisure and Entertainment (PEJ) está com 15% de queda no período. É um ETF focado em restaurante, bares, hotéis, resorts e companhias de entretenimento. Suas principais posições vão de Walt Disney (DIS), Fox Corporation, Hilton (HLT), Mc Donald`s (MCD), Warner Music, dentre vários outros.

Essa cadeia de eventos começará a beneficiar os refinadores de petróleo à medida que o consumo de combustível de aviação aumenta, aumentando as margens de refino e a produção, levando o preço do petróleo para cima. Logo, vamos falar de refinarias?? O refino de petróleo é outra indústria que sofreu um grande golpe em 2020, conforme a pandemia de coronavírus desacelerou o crescimento econômico, diminuindo assim a demanda por petróleo.

O ETF VanEck Vectors Oil Refiners (CRAK) caiu 10,3% no acumulado do ano, mas também, infelizmente não tem na plataforma. O que temos de alternativa, é o ETF iShares U.S Oil & Gas Exploration & Production (IEO). Ele é uma boa alternativa porque pega os principais ativos que a casa de análise cita para ficar de olho. Esse ETF tem mais exposição a produção (65% do fundo) do que em refino (27% do fundo), mas como eu falei, as companhias que estão dentro da sua carteira que interessam. Ele está exposto nas principais do setor, como: ConocoPhilips (COP), Philips66 (PSX), Marathon Petroleum (MPC), Valero Energy (VLO) e várias outras. No acumulado do ano, Marathon caiu 28,8% no acumulado do ano, e Valero, 37%.

 

Vou ficando por aqui pessoal, hoje tem sala de análise as 9:30 com o William Castro Alves e o Guilherme Zanin. E as 10:15 com o Bo Williams, passando em vários gráficos. Quem quiser me seguir nas redes sociais, o meu instagram é @brenobonani e o twitter é @breno_bonani. E quem quiser seguir o William no twitter ou instagram é @willcastroalves. Por fim, desejo a todos um excelente dia e um Forte abraço!!

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply