20201218 – PODCAST BOM DIA USA: GM investe em startup, Coca Cola cortará mais empregos, Resultado Accenture e General Mills

Podcasts
Tempo de leitura: 14 min
E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos. 

**ONTEM**

Vamos falar do fechamento de quinta! Os mercados americanos encerraram o dia em alta, com os principais índices americanos renovando algumas máximas intradiárias na esperança de que um novo pacote de estímulos saia. Na quarta, os líderes do congresso americano fecharam com um pacote de estímulo de US $ 900 que incluiria pagamentos diretos a indivíduos. A medida excluiria proteções de responsabilidade para empresas, bem como ajuda a governos estaduais e locais, confirmou a CNBC. Desentendimentos sobre essas questões têm sido um obstáculo na última rodada de negociações.

 

  • Dow: +0,49%
  • S&P: +0,58%
  • Nasdaq: +0,84%
  • Setores: Na quinta, destaque positivo para: Biotechs XBI com alta de (+1,49%), Materiais XLB com alta de (+1,14%) e Tecnologia XLK com alta de (+0,76%). Já na ponta negativa, a gente teve apenas Petróleo XLE com leve queda de (-0,55%).
  • Economia: Ontem, a gente teve dados de seguro-desemprego que mostraram que os pedidos totalizaram 885.000 na semana passada, atingindo seu nível mais alto desde o início de setembro. Os economistas esperavam que 808.000 trabalhadores buscassem o auxílio-desemprego. Porém, licenças de construção vieram melhores que o esperando, ficando em 1,63 milhões de novas licenças, acima do esperado pelos analistas que era de 1,55 milhões. Construção de novas casas veio também melhor, com 1,54 milhões de novas casas sendo construídas, acima do esperado.
  • Dólar: Na quinta-feira, o dólar encerrou o dia em leve queda, cotado a R$ 5,07 (-0,49%). No cenário externo, repercutiu a recente decisão do FED (Banco Central Americano) de manter as taxas baixas e se comprometer a comprar mais títulos até que a economia se recupera. Soma-se a isso, a esperança de novos estímulos para a economia também. No cenário interno, o Banco Central do Brasil, revisou o tombo do PIB para 4,4% ante uma queda de 5% anteriormente. Continuava também no radar dos investidores a questão fiscal e a lentidão da agenda de reformas.

 

**HOJE**

  • Ásia: No continente asiático, as ações operaram em queda, depois que o Banco Central do Japão anunciou que vai continuar por mais um período de 6 meses o seu programa especial para aliviar as pressões sobre várias empresas. O índice de Shangai fechou com queda de (-0,29%), enquanto no Japão, a Nikkei fechou com leve queda de (-0,16%).
  • Europa: Na Zona do Euro, as ações abrem em um misto, repercutindo mais uma vez as tensões entre um possível acordo entre o Reino Unido e a União Europeia. A Euro Stoxx abriu com leve alta de (+0,13%) hoje as 7:30h da manhã no horário de Brasília, enquanto o setor de viagens puxava para baixo, com queda de (-0,80%). A CAC40 (índice francês) caia leve (-0,06%) e a DAX (índice alemão) subia leve (+0,10%).
  • Futuros: Os principais índices futuros americanos amanheceram em misto também, com o futuro do S&P 500 subindo leve (+0,01%) e o futuro do Dow Jones com leve queda de (-0,05%). Hoje as 7:30h da manhã também.
  • Agenda: Hoje a gente não tem nenhum dado relevante.

 

 

**DESTAQUES DE ATIVOS*

 General Motors (GM)

Vamos falar de uma startup no setor de carros bem fora da caixa?!

A General Motors está liderando uma rodada de financiamento de US $ 23 milhões para um serviço de manutenção de carros sob demanda chamado Yoshi. É a segunda vez que o braço de capital de risco da GM investe na start-up do Vale do Silício desde 2018. A rodada de financiamento ajudará a financiar os planos de contratação e expansão da empresa de acordo com o cofundador e CEO da Yoshi, Bryan Frist. Ele ainda espera que embora muitas pessoas estejam dirigindo menos, há uma demanda crescente por seus serviços sem contato.

A Yoshi foi fundada em 2015 como uma empresa de abastecimento sob demanda na Califórnia. Ele enche o tanque de um veículo sempre que o motorista quisesse, em vez de o proprietário ter que parar em um posto de gasolina. Desde então, ela se expandiu para oferecer também outros serviços por meio de seu aplicativo, como trocas de óleo, lavagens de carros e tratamentos de pára-brisa em cinco grandes mercados nos EUA. Mais recentemente, lançou um serviço para milhares de funcionários da GM em Michigan. Desde junho, a montadora de Detroit ofereceu pagar a taxa de assinatura mensal de Yoshi para funcionários assalariados e horistas em alguns de seus principais campos e fábricas em seu estado natal.

Yoshi opera exclusivamente para a GM no estado, mas Frist disse que o mercado mais amplo é o “próximo passo fácil” da empresa para a expansão. Os mercados atuais de Yoshi abertos ao público incluem Los Angeles, Houston, Nashville e a área da baía de São Francisco. Os serviços são basicamente pré-pagos e mensais e o seu valor é de US $ 20 por mês para a assinatura (ou US $ 16 para uma assinatura anual). As taxas de serviços variam, incluindo o preço da gasolina e gás com base no preço mais baixo do nível superior em um raio de 2 milhas de onde o veículo está estacionado.

Frist se recusou a divulgar o total de clientes ativos de Yoshi, mas disse que a empresa está realizando dezenas de milhares de serviços por mês e tem mais de 200.000 veículos registrados em sua plataforma. A empresa emprega cerca de 100 pessoas e cerca de 75% da receita de Yoshi vem de seus serviços de abastecimento. Atualmente eles também atendem veículos totalmente elétricos, mas não oferece carregamento, o que a empresa planeja oferecer da mesma forma que abastece com gasolina. A GM anunciou recentemente planos de investir US $ 27 bilhões em veículos elétricos e autônomos até 2025. As ações da GM hoje são cotadas a U$ 41,97 e no ano sobem 14,84%.

 

Coca-Cola (KO)

A Coca-Cola disse que cortará cerca de 2.200 empregos em sua força de trabalho global como parte de um plano de reestruturação mais amplo que foi acelerado devido pandemia. Nos Estados Unidos, a Coca usará demissões para eliminar cerca de 1.200 empregos, respondendo por cerca de 12% da força de trabalho em seu mercado doméstico.

No final de 2019, a empresa com sede em Atlanta contava com 86.200 funcionários globais. Entretanto a pandemia prejudicou sua receita e aumentou os custos. Cerca de metade de suas vendas normalmente vem de consumidores que bebem suas bebidas fora de casa. No terceiro trimestre, suas vendas líquidas caíram 9%. A Coca respondeu à crise acelerando seus planos de reestruturar seus negócios e reduzir seu portfólio. Ela parou de produzir bebidas como Tab e sua marca Odwalla, que não vendem bem e não apresentam muitas oportunidades de crescimento.

Parte de sua reorganização inclui cortes de empregos. Em agosto, a Coca disse que ofereceria a 4.000 trabalhadores nos EUA, Canadá e Porto Rico pacotes de demissão voluntária. No total, a Coca espera gastar de US $ 350 milhões a US $ 550 milhões em custos rescisórios. As perdas de empregos não incluem os funcionários de seus engarrafadores.

As ações da Coca, que tem valor de mercado de US $ 230 bilhões, subiram menos de 1% no pregão da tarde. As suas ações caem aproximadamente 3% a em 2020.

 

Resultado Accenture (ACN) 1T21

A companhia que de consultoria, Accenture (ACN), apresentou seus resultados no dia de ontem referente ao primeiro trimestre de 2021. Muitas empresas continuaram suas operações remotamente e não pararam completamente durante a crise do Covid-19. Logo, seus serviços continuaram sendo requisitados. A companhia encerrou o dia de ontem com alta de (+6,88%).

A empresa divulgou que sua receita ficou em $11,6 bilhões, superando as estimativas e crescendo 4% no ano contra ano. Porém, suas receitas de consultoria caíram 1% em relação ao mesmo período anterior e correspondem por 52% das receitas totais. Além disso, receitas do grupo de empresas ficaram em $1,66 bilhão e aumentaram 4% no ano contra ano também. Vendas de terceirização aumentaram 9% no ano e ficaram em $5,43 bilhões.

Falando das novas reservas, elas aumentaram 25%, para US $ 12,9 bilhões, com a consultoria representando uma parte um pouco maior do mix do que a terceirização. Mesmo com os custos e despesas gerais crescendo pouco no ano, ela conseguiu entregar um lucro operacional 7% maior em relação ao mesmo período anterior. Consequentemente, ela entregou um lucro por ação também melhor que o esperado, que ficou em $2,32 dólares, uma alta 11% vs 1T20.

Por fim, ela divulgou dividendos de $0,88 cents por ação, um aumento de 10% em relação a um ano atrás e reiterou o guidance (a projeção) de um crescimento de receita de 4-6% para o seu ano fiscal.

Para quem não conhece a Accenture, ela fornece consultoria, tecnologia e serviços na Irlanda e Internacionalmente. E ela atua em segmentos que vão desde fornecer tecnologias até saúde e serviços públicos. Fundada em 1989 em Dublin na Irlanda. Ela chega a empregar 492mil funcionários ao redor do mundo. Em 2019, ela entregou uma receita total de $43,2 bilhões e atualmente seu valor de mercado é de aproximadamente $174,2 bilhões.

 

Resultado General Mills (GIS) 2T21

Agora vamos falar da fabricante de alimentos, General Mills (GIS), muito famosa pelas suas marcas como a farofa Yoki e os sorvetes da Häagen-Dazs. Ela apresentou seus resultados do segundo trimestre de 2021 (seu ano fiscal) e superou as estimativas. Suas ações fecharam na quinta com alta de (+1,32%).

Ela entregou uma receita de $4,7 bilhões, uma alta de 7% no ano contra ano e superando as estimativas dos analistas. As vendas de produtos orgânicos aumentaram 7% no trimestre em meio a amplos ganhos de participação de mercado em meio à elevada demanda de alimentos caseiros. E quando eu digo caseiro, é que mais pessoas compraram seus cereais, sorvetes e snacks para ficar em casa.

Com isso, a Margem Bruta da companhia aumentou em 100bps e ficou em 36,5%. Impulsionada pela realização e combinação de preços líquidos favoráveis, menores despesas de marcação a mercado e menores despesas de reestruturação registradas no custo das vendas.

E não parou por aí, o volume cresceu 4% no trimestre e o preço / mix contribuiu com três pontos de crescimento. O negócio de animais de estimação teve um crescimento de vendas de 15% durante o trimestre também, repercutindo uma tendência positiva que o setor de animais tem visto.

Por conta da demanda elevada, a companhia conseguiu entregar um lucro líquido de $688 milhões, superando os analistas e crescendo 19% em relação ao mesmo período anterior. Refletindo principalmente lucro operacional mais alto e menos despesas com pagamento de juros da dívida.

Para quem não conhece a General Mills, ela fabrica e comercializa alimentos no mundo todo. Sob algumas marcas conhecidas como Yoki e Häagen-Dazs. Ela chega a atuar na Europa, na Ásia e na América Latina. Além disso, ela atua em diversos segmentos, atendendo tanto lanches (ou snacks), como sorvetes, vegetais, sopas e até o mercado Pet.

Fundada em 1866 e com sede em Minnesota. Ela tem cerca de 35mil colaboradores e em 2019, entregou por volta de $17,6 bilhões em receitas anuais. Atualmente, o seu valor de mercado é de aproximadamente $36,5 bilhões.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.

Leave a Reply