20201221 – Tônica da Semana: ADEUS 2020, O ANO MUTANTE!

A Tônica
Tempo de leitura: 8 min

Bom dia a todos

 

UM AVISO

Apenas avisando que essa será a última tônica do ano. Pretendo tirar uns dias com a família. Ainda que nunca desligue efetivamente (isso é viver no mercado), voltarei a escrever algo aqui para o blog somente em 2021, ou, em 2 semanas dia 04 de janeiro.

 

E NÃO DIGAM QUE NÃO AVISEI…

Eu vinha chamando aatenção a cautela necessária quando tudo mais te empurra para investir na bolsa e só há um caminho para bolsa: subir. Nas últimas tônicas chamei atenção a cautela necessária ao cuidado com a euforia ou ganância que volta e meia reaparece no mercado.

Como sempre…o inesperado acontence…

Uma MUTAÇÃO DO VÍRUS?!?!?! Quem imaginava isso? Eu não! link

Dectatdo primeiramente no UK, mas já percebido na Dinamarca, Holanda, Itália e Austrália! Link

E pow!

fight you chuck norris GIF by GritTV

 

Não estou dizendo com isso que acertei…não me entendam mal…não preciso mostrar acertos para melhorar minha autoestima…até porque no mercado o que interessa é uma coisa: você ganhou dinheiro ou não com a sua opinião. Além disso, ninguém sabe qual vai ser a reação do mercado daqui para frente…estamos apenas no olho desse novo “furacão” (palavra meio forte, mas enfim)…Mas quis chamar atenção para o oásis de lucidez que sempre busquei manter aqui nesse blog! Falar a verdade…errar várias vezes…mas ser sincero e falar o que muitos não falam.

MUTANTE

Sobre esse “novo” vírusComeçamos a semana com um vírus mutante que é 70% mais contagioso…segundo a Organização Mundial de Saúde (aquela que errou diversas vezes), a mutação já foi identificada em Dinamarca, Holanda e Austrália, além do Reino Unido…aperentemente não é mais mortal nem resistente as vacinas…menos mal…mas que está assombrando a Inglaterra.

Uma mutação 70% mais transmissível que o corona, o qual ninguem entende como se espalha, é, a meu ver, algo que tem capacidade de incomodar e retardar toda e qualquer reabertura da economia e consequentemente afetaria negativamente as empresas e o mercado. Ainda que tenhamos vacinas, se o número de infectados aumenta exponencialmente do dia pra noite…quanto tempo levaria para vacinar todo mundo? E se demorar mais, será que o mundo vai crescer o que se imaginava que cresceria em 2021? Enfim…reflexões. 

Inclusive tive um sonho essa noite…que eu encontrava meus netos num mundo pós moderno bem diferente de hoje … Marte já estava colonizada…. Elon Musk com 150 anos era o ditador … e meus netos eram verdes! Uma foto deles:

As Tartarugas Ninja podem ganhar nova série de TV em live action

 

Devaneios a parte, voltemos a falar do mercado.

 

VALUATIONS…

Os valuations (quando olhamos apenas múltiplos) se mostram esticados…mesmo considerando um cenário de juros baixos e a falta de alternativas de investimentos, uma correção parece ser saudável…se vai ou não acontecer e até qual nível será eu não sei…mas me parece saudável.

Em nível agregado a quantidade de empresas negociando acima de 20x lucros impressiona…em quantidade, temos muito mais ações negociando acima de 20x lucros do que ações negociando abaixo de 10x lucros.

 

Com muito dinheiro sendo colocado no mercado e com ele subindo, os valuations vão se “esticando”. Olhando uma métrica tradicional de Preço/Lucro, o múltiplo (considerando os lucros estimados para 2021) do S&P 500, se aproxima e ao de patamares da observados durante a bolha das “.com”. Não estou dizendo que a situação é a mesma, até porque não é. As empresas de hoje possuem margens de lucros maiores e a taxa de juros é muito menor. Estou apenas fazendo uma ponderação de algo que chamou atenção.

 

Outras coisas me chamam atenção é o baixo nível de posições short no mercado…quem se arrisca a vender com tantas perspectivas positivas e com o mercado para cima? Poisé…mas daí que surgem as assimetrias.

 

E em linha com o exposto acima o percentual de caixa em nível agregado também se mostra bastante baixo…ou seja, “para que ter caixa se a bolsa só sobe”…sempre perigoso esse pensamento.

Enfim isso vai em linha com o que já tinha comentado aqui nas últimas tônicas. Por isso tudo que venho comentando, uma realização me parece saudável – nisso tenho um viés…carrego atualmente quase 30% de caixa considerando meus investimentos no Brasil e USA. 

 

SOBRE BRASIL

Olhando a economia, as vendas no varejo surpreenderam positivamente…mostrando que há desejo de consumo e que talvez a ajuda do governo foi essencial para manter o setor aquecido.

 

Mas a confiança do consumidor arrefeceu…importante indicador pra bolsa

 

E o crescimento já dá sinais de cansaço.

 

Prefiro não pensar ou cogitar qualquer possibilidade de uma nova onda atingir o Brasil, pois a meu ver seria beeem danoso para economia e até para “estabilidade política” atual. 

 

PRA ACABAR, ADEUS 2020

2020 foi uma escola! Um ano mutante! Parece que estou num filme de ficção científica!

Po outro lado, aprendemos a ficar mais em casa, a viajar menos, a usar a bendita máscara, a lavar mais a mão, a conviver mais com as pessoas da nossa casa…enfim…vejo vários pontos positivos. Evoluímos como pessoas. Assim como diz Doistoiévisky “o ser humano é antes de mais nada um ser que se habitua a tudo!”. Então foque nas coisas boas desse ano muito doido…pense que não se repetirá…

Sobre o mercado, começei com minha carteira atingindo o all time high lá em fevereiro e estou acabando uns 10% abaixo de onde iniciei o ano…Minha meta de 20% aa, está passando longe! Não estou feliz nem tampouco satisfeito…mas acontece. Buscar melhorar e evoluir como investidor. Certamente aprendi algumas lições nesse ano!  

Enfim desejo atodos um feliz Natal. A paz de Cristo convosco. Uma excelente virada e um próspero ano novo. E dixo-vos 2 dicas para esse fim de ano: 

(1) usem roupas íntimas amarelas na virada…vai que neh! 

 

(2) 

 

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em c

11 comments

  • Legal Will, aprendi na marra em março a importância do caixa, e dessa vez a história poder ser um pouco diferente caso ocorra! Will só queria agradecer a vc é a pessoal que te ajuda no Bugg, para mim e creio que para muitos, o Bugg foi muito importe para ajudar a passar esse pesadelo, passageiro da agonia, ver capital cair -55%, muito dor no estômago, noites mal dormida, conversa com os amigos investidores, mais saio desse ano ruim não só como um investidor melhor, mais como uma pessoa melhor, sou muito grato a você e espero que nossos caminhos continue se encontrando, vc é uma pessoa do bem! Feliz natal, ano novo pra vc é família?

    Obrigado

  • Pois é amigo, se o vírus é assim tão mutante, então vacina$ $erão INÚTEI$! e a imunidade coletiva já está alta aqui e aí, algo que escondem certamente!
    Mas quem quiser ser cobaia, boa sorte! a própria OMS disse q vacinas não são obrigatórias! os vários casos de efeitos colaterais graves não estão mostrando obviamente.
    E a guerra eleitoral ainda não acabou viu! só vão decidir tudo mesmo próximo ano-janeiro!

    Um abração, e que Deus através de Jesus te abençoe em tudo!

  • Will, sempre muito bom ler os seus posts e ter a oportunidade de compartilhar das suas ideias e visão. Obrigado! Desejo a você e a sua família tudo de bom, um feliz Natal e um próspero Ano Novo! Abs

  • Will, muito obrigado pela sensatez e conhecimento de alta qualidade fornecido de maneira consistente e gratuita para todos nós aqui. Acompanho seu trabalho semanalmente há anos e aprendi muito com você. Só tenho a agradecer e desejar tudo do melhor para você e sua família. Feliz natal e ano novo! Grande abraço!

  • Oi Will, muito bem dito de sua parte, “analisemos as coisas boas que aprendemos e fiquemos na expectativa de que as ruins não se repetirão”…sempre muito bom ler teus comentários, no enriquece e mostra na real o que o mercado e ninguém mais quer mostrar. Obrigado por fazer parte da nossa caminhada. Desejo votos de Feliz Natal e Ano Novo! Paz de Cristo esteja também com você! Forte abraço.

  • Obrigado pelo ano dedicado à compartilhar informações e conhecimento por aqui, Will. Deus abençoe você e toda a família! Um feliz natal, que o amor de Jesus renasça no coração de todos e tenham um próspero ano novo. Abraço!

Leave a Reply