E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos.
**ONTEM**
Mercados perderam força durante a tarde e o S&P500 fechou em queda de 1.6%, marcando o pior retorno mensal desde outubro de 2008 (-12.5%), e levou a performance no ano para -20%.
Apesar disso, tivemos destaques positivos ontem. Vix em queda ; o presidente Trump, via twitter, não só reconheceu a necessidade de uma nova etapa de estímulos ( fase 4 ) como aproveitou para pedir mais 2 trilhões de dólares em investimentos de infra-estrutura; e notícias mais promissoras vindas da Itália, com a estabilização no número de casos.
Já na Espanha vimos o dia com mais número de óbitos desde o começo da crise.
- S&P: -1.6%
- DJ: -1.8%
- Nasdaq: -0.95%
- Setores: o Setor de Energia sustentou uma leve alta hoje (XLE +1.5%) na expectativa de que os preços tenham atingido uma estabilização por volta dos $20/barril e o setor de Ultilities (XLU -4.0%) foi o grande destaque de baixa devolvendo a outperformance da semana.
- O dólar à vista encerra a terça-feira em alta de 0,31%, cotado a R$ 5,1966, o maior nível nominal da história. No mês em que o nível de incertezas sobre a recessão econômica global se exacerbou, o dólar encerrou o período com alta 16,03%, a maior desde 30 de setembro de 2011 (+17,94%). No trimestre, a moeda subiu 29,53% – o que não era visto desde os 33,33% de 30 de setembro de 2002.
**HOJE**
Bolsas globais caem após presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que a força do país será testada em meio ao avanço do coronavírus e seu impacto na economia global e nos resultados empresariais. Presidente Donald Trump alertou para “dolorosas” duas semanas à frente após uma das projeções exibidas durante seu pronunciamento mostrar que até 240.000 americanos poderiam morrer do coronavírus; as infecções do estado de Nova York ultrapassaram as relatadas na província chinesa de Hubei, onde o vírus surgiu pela primeira vez no final do ano passado.
Além disso, China relata 130 novos casos de vírus assintomáticos em um dia.
- Na Ásia bolsas recuaram bem com o asia dow caindo 1.9%, mas -4.5% no Japão e -4% na Índia.
- Bolsas na Europa todas em forte queda. -4% na França, -3.7% na Inglaterra , -3.6% na Alemanha
- Futuros apontam quedas significativas da ordem de 3%
- Petróleo cede e WTI toca em US$ 20 na mínima após Aramco, da Arábia Saudita, elevar produção acima de12 mi barris por dia, enquanto a Rússia diz que não vai ampliar sua produção; metais caem em Londres
- Peso e outras moedas emergentes caem mais de 1% ante o dólar.
**DESTAQUES**
CASH IS KING
Pra encerrar nossa série de empresas com muito caixa, vou hoje, apenas listá-las.
Comecei com 5 gigantes com caixas robustos: Microsoft, Google, Apple, Berkshire e Facebook;
Depois comentei outras empresas que também tem uma situação bem confortável de caixa: Twitter(TWTR), Nvidia (NVDA), Vertex Pharmaceuticals Incorporated (VRTX)…elas poderiam parar por 12 meses que teriam condições de tocar a operação e ainda pagar as dívidas.
Depois falei da Cisco (CSCO), Salesforce.com, inc. (CRM), Activision Blizzard, Inc. (ATVI)
Dia 26/03 falei da Intuit (INTU) que apesar de ser pouco conhecida dos brasileiros tem muito caixa efaz parte do S&P.
A Paypal (PYPL) é outra que além de caixa tende a se beneficiar do aumento de compras online.
A consultoria Accenture (ACN) que já disse que tem bons contratos para o próximo trimestre.
E ontem foi a vez da 15, a Humana Inc (HUM) que tem 38% do valor de mercado da empresa em caixa…empresa de planos de saúde que vai ter custos com o corona, mas tem caixa e um histórico sólido de geração de valor ao acionista.
CARTEIRA DIVERSIFICADA COM UM ETF?
Seria possível ter uma carteira diversificada apenas com 1 ETF? SIM!
Para aqueles que não querem ter o trabalho de escolher ativos, essa pode ser uma solução, além de ser baixo custo pois basicamente você carregaria um único ativo em carteira. Vou dar um exemplo que explica:
AOK – iShares Core Conservative Allocation ETF
Com uma tx de adm de 0.25% o investidor tem um portfolio conservador.
São ~73% alocados em etf’s de renda fixa (bonds governamentais e corportativos)
12% no S&P
10% em ações de mercados desenvolvidos
5% entre emergentes, small e mid caps.
No ano o ETF apresenta queda de 6%, em 12 meses +0.4% e em 3y 9.3%
Amanha comento dos portfolios mais agressivos que seguem essa lógica.
Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação para comprar ou vender qualquer título em uma conta Avenue ou em qualquer outra conta, e não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado de um produto financeiro ou de segurança não garante resultados ou retornos futuros.
Era isso.
Aquele Abs.
Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves