E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos.
**ONTEM**
Sexta tivemos o payroll mostrando um salto no desemprego saindo de 3.5% para 4.4%, Os números do payroll indicaram uma piora maior do que a prevista pelos economistas e tendem a ser ainda bem piores nas próximas coletas mostrando a gravidade da situação econômica com as medidas de confinamento em vigor. Os dados dos PMI (índices de gestores de compras) europeus também foram bastante negativos com recordes de leituras negativas em vários países e apontando uma contração do PIB de cerca de 10%!
- S&P: -1.5% acumulando -23% no ano.
- DJ: -1.7%
- Nasdaq: -1.5%
- O dólar fechou com +1,40% nos R$ 5.341 com novo recorde de fechamento, mesmo com leilões de swap cambial e moeda à vista feitos pelo BC…essa foi a sétima semana seguida de avanço. Repitindo os 5 motivos que sustentam cambio: (i) Brasil não cresce; (ii) situação fiscal volta ao radar; (iii) juros baixos; (iv) cenário político ruim; (v) movimento global;
CORONA. O foco agora passa a ser a Espanha NY. A Espanha que tem uma população 15MM a menos que a Itália (45 x 60 MM) ultrapassou a Itália e se tornou o segundo maior país em número de casos confirmados. Em relação a NY foi visível a piora dos mercados logo após a fala do governador de NY, Andrew Cuomo, ao anunciar o número de óbitos no estado. Mas hoje mercados sobem após presidente Donald Trump e vice-presidente Mike Pence dizerem que identificam sinais de que o surto de coronavírus nos EUA está começando a se estabilizar, citando uma redução diária das mortes em Nova York, o epicentro do Covid-19 no país.
O estado de Nova York registrou 594 novas mortes por coronavírus no domingo, uma redução de 36 em relação ao sábado; na Europa, enquanto o surto desacelera na Alemanha, a hospitalização do premiê Boris Johnson coloca a epidemia no Reino Unido em destaque na Europa.
Itália teve menor número de mortes em duas semanas; França e Espanha também tiveram redução em seus números.
**HOJE**
- Na Ásia bolsas em alta com o asia dow subindo 3.5%
- Bolsas na Europa apontam fortes altas entre 3% e 4%
- Futuros apontam alta de 3.8%
- Menor aversão ao risco valoriza algumas moedas ligadas a commodities, como dólar australiano, rand e rublo.
**DESTAQUES**
PETRÓLEO
Petróleo tem merecido um capítulo a parte nesse cenário de crise, afinal é uma crise a parte adicional ao Corona.
Hoje mais um capítulo. Depois da alta de quase 32% na semana passada o petróleo chegou a cair mais de 9% no after,mas se estabilizou com -2% …a causa: depois que a OPEP + anunciou que estava adiando sua reunião inicialmente agendada para segunda-feira, alimentando os temores de que um corte na produção possa enfrentar obstáculos. Na verdade a reunião foi postergada para quinta-feira. Os delegados da Opep indicaram que novas conversações seriam necessárias antes de avançar com uma reunião, que agora foi remarcada para quinta-feira. Numa medida inusitada e inesperada a Saudi Aramco postergou o anúncio dos seus preços de referência mensal agora em abril, para maio. Na sextaa gente teve mais comentários ásperos de um lado e de outro… Putin disse que as ações sauditas eram a “razão por trás do colapso dos preços”. O ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, respondeu dizendo que os comentários de Putin eram “totalmente desprovidos de verdade” e que “a Rússia foi quem recusou o acordo”. Seria jogo de cena?
Já comentei aqui do xadrez geopolítico e das maiores quedas entre as empresas do setor…coincidentemente aquelas com maior endividamento. Também chamei atenção as grandes empresas pois essas tem mais caixa e condições de atravessarem esse movimento complexo para o setor…repetindo:
Empresas menos alavancadas: Chevron (CVX) -36% ; Exxon (XOM) -42% ; Conoco Philips (COP) -48% ; EOG Resources (EOG) -54%
ETF DE DIVIDENDOS
Dúvida recorrente entre os ouvintes aqui desse podcast e de muitos no instagram é sobre um ETF focado em empresas que paguem bons dividendos. …lembrando que dividendos são tributados 30% na fonte nos EUA. Hoje vou comentar 3.
ProShares S&P 500 Aristocrats (NOBL). Pq falo dele? Pq talvez ele seja um dos mais famosos entre os brasileiros. Talvez pelo nome ou porque um influencer comenta sempre dele. Ele tem uma metodologia de seleção dos ativos que é boa priorizando grandes empresas, sem ter exposição maior que 30% em nenhum setor e composto apenas por empresas que aumentaram seus dividendos pelos últimos 25 anos! O único problema que vejo nele é o custo de 0.35% de tx de adm…tem alternativas 5 a 6x mais baratas! Entre as maiores posições: Walmart (WMT); Clorox (CLX); Colgate-Palmolive (CL). No ano cai mais que o índice = 26%
Vanguard High Dividend Yield ETF (VYM). Um dos maiores ETF de dividendos do mercado com $22BI de AUM. Pq falo dele? Pq sua tx de adm de 0.06% é a mais barata do setor. A metodologia dele é mais simplória e selecionando os ativos a partir de seu último yield…ainda que possa ser criticado, ele oferece uma boa diversificação com uma carteira de quase 400 ativos. Maiores posições: JNJ; PG e JPM. No ano ele cai a mesma coisa q o NOBL, 26% mas com um yield maior de 4.8%.
Vanguard Dividend Appreciation ETF (VIG). Esse hoje é o maior ETF focado em dividendo do mercado, com mais de $35BI em ativos sob gestão; tem uma tx de adm de 0.06%, bem baixa. Pq falo dele? Pq sua performance no ano está melhor que os outros (-19%). Pq? Pela sua característica de investir em empresas de tecnologia, em especial as negociadas na Nasdaq, ou seja, com foco em tecnologia, mas que sejam consolidadas e paguem dividendos. Ele tem uma carteira composta por 181 empresas, tendo entre as maiores posições: MSFT, V, CMCSA.
Amanhã comento mais 2 … os ETF’s de maiores yields entre os focados em dividendos
Disclaimer: O conteúdo deste podcast é apenas para fins informativos, não serve como recomendação de compra ou venda de qualquer título na Avenue ou em qualquer outra conta. Ele também não é uma oferta ou venda de um título. Também não são relatórios de pesquisa e não servem como base para qualquer decisão de investimento. Todos os investimentos envolvem riscos e o desempenho passado não garante resultados ou retornos futuros.
Era isso.
Aquele Abs.
Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves