E para quem gosta de ler, aí está a transcrição do podcast. Esse é um podcast destinado aos clientes da Avenue. O texto aqui é apenas uma transcrição e Tais comentários não devem ser visto como qualquer tipo de recomendação de investimentos.
**ONTEM**
Ontem tivemos um dia positivo no mercado na esteira da notícia da vacina da farmacêutica AstraZeneca que anunciou ontem que seu remédio tem eficácia média de 70%, mas que dependendo da forma de dosagem poderia chegar a uma eficácia de 90%. O anúncio otimista se somou àqueles da farmacêutica Moderna e da parceria entre Pfizer e BioNTech, que haviam informado nas semanas anteriores que seus produtos tinham mais de 90% de eficácia. A perspectiva de que as vacinas tragam a volta a algum nível de normalidade futuro tem levado a altas nas bolsas, apesar de, na sexta-feira (20), foram registrados 198.585 novos casos nos Estados Unidos, um recorde. Ajudou no humor também o PMI da indústria nos EUA que veio acima do esperado 56.7 vs 53 mostrando que a atividade industrial segue avançando.
A gente teve ainda o preços do petróleo Brent avançaram mais de 2% na segunda-feira (23), ampliando os ganhos da semana anterior quando tinha subido 5%. O WTI avançou 0,64 dólar, ou 1,51%, para US$ 43,06 o barril.
- Dow: +1.12%
- S&P: +0.56%
- Nasdaq: +0.22%
- Setores: a tônica seguiu sendo a do rotation que eu ja comentei aqui com vocês. Destaque total para o setor de petróleo com as empresas dando um verdadeiro salto. O XOP saltou 8.9%, o XLE +7%. XOM +6.55%, CVX +6.11%, VLO +10.4%, MPC 7.7%, HollyFrontier (HFC) saltando 10%. Outros setores que performou bem foi o de varejo com o XRT subindo 3.7% – vamos comentar mais dele hoje. E o setor de bancos também foi bem com o KBE e KRE subindo 1.8%. Na ponta oposta o setor de saúde não foi bem com o XLV caindo 0.26%.
- Dólar: O dólar comercial fechou esta segunda-feira (23) vendido a R$ 5,433, com alta de +0,88%. A divisa começou o dia em baixa , chegando a ser vendida a R$ 5,34 por volta das 11h, mas reverteu o movimento e subiu após a divulgação de que a atividade empresarial nos Estados Unidos veio acima do esperado.
**HOJE**
Seguimos a terça num tom positivo.
- Ásia: bolsas asiáticas fecharam em alta, assimilando o otimismo com o desenvolvimento de vacinas. O índice Nikkei, do Japão, fechou em alta de 2,5%; Hong Kong, teve alta de 0,3%; Coreia do Sul +0,58%; o índice Shanghai caiu 0,34%.
- Europa: O índice Eurostoxx tem alta de 2,43%; o Dax, da Alemanha, sobe 0,8%; o FTSE 100, do Reino Unido, sobe 0,63%; o CAC 40, da França, sobe 0,95%; o FTSE MIB, da Itália, sobe 1,48%.
Ainda ontem e ajudando a repercutir hoje, Biden escolheu a ex-presidente do Banco Central americano Janet Yellen como secretária do Tesouro. Esse é um nome visto com bons olhos pelo mercado financeiro, pois já se conhece o seu perfil, e enquanto ela esteve no comando do FED seu mandato foi de dar suporte aos mercados. Com a sua indicação sendo confirmada pelo Senado, Yellen será a primeira mulher a ocupar o cargo desde sua criação, em 1789.
- Futuros: O índice S&P 500 Futuro tem alta de 0,74%; o Nasdaq Futuro sobe 0,51%; o Dow Jones Futuro sobe 0,85%.
- Agenda: Confiança do consumidor as 12hs.
- Resultados: Medtronic (MDT), Best Buy (BBY), Hormel Foods (HRL), Dollar Tree (DLTR), Burlington Stores (BURL), JM Smucker (SJM)…todos antes da abertura. Autodesk (ADSK), Dell (DELL), HP (HPQ), GAP (GPS) depois do fechamento.
**DESTAQUES DE ATIVOS**
BLACK FRIDAY
Vem aí a Black Friday e a cyber Monday eventos super importante para o varejo. A Black Friday é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Os varejistas geralmente oferecem grandes descontos na Black Friday para iniciar a temporada de férias. Para se ter uma ideia vou dar alguns números que ajudam a entender a importância dessa data. https://rb.gy/6gnu1x
- Um total de 189,6 milhões de pessoas compraram durante o fim de semana da Black Friday de quatro dias em 2019, um aumento de 14% em relação a 2018.
- A National Retail Federation disse na segunda-feira que espera que as vendas do feriado durante novembro e dezembro aumentem entre 3,6% e 5,2% ano a ano, totalizando entre $ 755,3 bilhões e $ 766,7 bilhões. A NRF está projetando um salto de 20% a 30% nas vendas online e outras vendas fora da loja, totalizando entre US$ 202,5 bilhões e US$ 218,4 bilhões nesta temporada de férias, em comparação com US$ 168,7 bilhões em 2019.
- As vendas nesse período de 4 dias chegam a quase 20% das vendas anuais de muitos varejistas.
- O único ano em que não houve crescimento de vendas na comparação anual foi 2008.
- O tráfego online chega a crescer 240% na Cyber Monday. As vendas na cyber Monday tiveram um crescimento de 19% em 2019 atingindo $9.4BI. Durante os picos da cyber Monday a Amazon chega a vender 320 produtos por segundo. 1 em cada 2 consumidores compra algo na cyber monday. https://rb.gy/rebhop
Dessa vez teremos uma black Friday diferente pois os lojistas querem evitar aglomerações. Uma pesquisa da National Retail Federation (NRF) no início deste mês revelou que 42% dos consumidores começaram suas compras de Natal mais cedo do que normalmente fazem. Varejistas como Walmart e Home Depot, trocaram os eventos de um dia por uma série de ofertas espaçados ao longo de dias. Além disso, alguns desses varejistas criaram promoções apenas para o online. Walmart por exemplo criou promoções para o novo Playstation e XBOX, mas apenas para compras online. Então essa será a black Friday do comércio online! Afinal de contas correr para uma loja lotada na Black Friday parece não só arriscado, como obsoleto. Servirá ainda como uma prova de fogo para as empresas que vem desenvolvendo seu comércio online.
E vou mais além, segundo uma pesquisa da própria Google (GOGL), a black friday deste ano promete ser uma das maiores, mesmo em um momento tão delicado como esse. Segundo a companhia, as pesquisas do segmento de móveis e decorações aumentaram para 51% em relação a Black Friday de 2019. Além disso, bebidas e alimentos, foram para 43%. O que faz total sentindo, são produtos que muitas pessoas ainda estão com interesse, por estarmos ainda em um isolamento social. https://rb.gy/utn18a
Apesar da crise deveremos ver um crescimento semelhante ao que foi o ano passado quando as vendas cresceram de forma agregada 4% – nos últimos 5 anos as vendas cresceram em média 5%. Essas boas vendas se devem em parte porque os gastos com viagens e entretenimento acabam ficando em segundo plano dado a impossibilidade por conta da pandemia.
A própria Adobe, lançou um forecast (projeção) para as principais datas de final de ano para 2020 e o que esperar de dados delas. Segundo a empresa, vendas online vão devem atingir $189 bilhões até dia 31 de dezembro, encerrando o ano com uma alta de 33% frente a 2019. Um crescimento maior do que os dois últimos anos somados!
A companhia também aponta para um crescimento de 55% nos shops onlines (aplicativos que vendem produtos). Espera-se que o crescimento de vendas no Thanks Giving, na Black Friday e na Cyber Monday seja de +42,3%, +39,2% e +35,3% respectivamente.
https://rb.gy/mg7veb ; https://rb.gy/pyq3e1; https://rb.gy/ydwps4
Para ações. Na semana que vem teremos os dados preliminares de vendas então é possível que vejamos uma volatilidade bem maior nas ações das empresas do setor nos próximos dias, com o mercado buscando antecipar o impacto das vendas nos resultados das empresas. Ontem vimos as ações da Macys (M) chegarem a estar subindo 16%, Nordstrom (JWN) +11%, Kohls (KSS) +9%, Gap (GPS) +8%, Farfetech (FTCH) +6%. Vale lembrar que muitas dessas empresas também refletem a expectativa de reabertura da economia após acumularem fortes quedas ao longo do ano.
ETFs.
Existe uma variedade bastante grande de ETFs que se relacionam com esse segmento. Os mais diretamente impactados, ou mais relacionados ao varejo são:
XRT (SPDR S&P Retail ETF) encerrou com alta de 3.73%; uma tx de adm de 0.35%, oferece exposição a 85 empresas americanas do setor de varejo, sendo bem diversificado entre small, mid e large caps. No ano sobe 26%. São nomes como GAP, Nordstrom, Abercrombie, Guess, Macys, entre outros.
IBUY (Amplify Online Retail ETF) ontem fechou com 2.91%; tx de adm de 0.65% para se expor a 60 empresas mais ligadas ao comércio online. Não se restringe a varejo ou Amazon. Avança para empresas como Uber, Expedia, Carvana, TripAdvisor, Revolve, etc. No ano acumula alta de 97%.
Era isso.
Aquele Abs.
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