20210125 – Tônica da Semana: AFINAL DE CONTAS É BOLHA OU NÃO É?

A Tônica
Tempo de leitura: 10 min

Já começo respondendo e talvez frustrando o leitor…a resposta para tal pergunta, a meu ver é:

NINGUÉM SABE AO CERTO!

Escutei esses dias algo que é engraçado, mas cai como uma luva na percepção de alguns sobre o atual momento:

É bolha quando eu tô de fora….quando eu tô comprado é fundamento!”

Donald Trump Make Sense GIF

 

Mas o porquê estou falando disso?

Não sei dizer se é bolha ou não…minha ideia aqui é sempre fazer trazer uma reflexão pra vocês e vocês que tirem suas conclusões…meu trabalho aqui é dividir alguns pensamentos, angustias, dúvidas e meus achismos…então vou colocar alguns pontos que me fizeram/fazem refletir sobre o assunto…

 

PRIMEIRO: prezo pela prudência e bom senso! Logo, a hora de nos questionarmos sobre o mercado…a hora de  pensarmos em ter cautela, ou de avaliarmos o que se passa, é quando vemos o mercado alcançando novas máximas!

 

SEGUNDO: achei esse gráfico…bem interessante…mostra que muitas pessoas vêem procurando no google sobre esse termo…ou seja, esse é um tema do momento…mais e mais pessoas vem se fazendo essa  pergunta ! Fonte.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

TERCEIRO: o S&P 500 e Nasdaq atingiram novas máximas essa semana. Desde o Halloween do S&P no final de outubro, temos 18% de alta no índice!

 

Aliás alguém aí lembra o que escrevi logo após o ocorrido (queda do final de outubro)?

20201102 – Tônica da Semana: Halloween na bolsa? 5 Motivos para não ter medo!

 

QUARTO: porque as altas recentes tem sido observada não só em ações, mas diversos ativos…inclusive suscitando algumas brincadeiras, como essa do Investing.com. A ideia da bolha de tudo! Algo que tambem tenho escutado/lido por aí.

Stocks, Gold, Oil, And Bitcoin Rally As Dollar Tumbles To Kick Off 2021

 

QUINTO: li o artigo Investidores estão como “sapos na água fervendo,” diz gestor de US$ 30 bi…” – vide link: 

https://braziljournal.com/investidores-estao-como-sapos-na-agua-fervendo-diz-gestor-de-us-30-bi

Seth Klarman é um dos gurus do value investing e merece muito respeito! Ele não diz que é bolha, mas traz algumas ressalvas.

Junto a isso, recentemente o Michael Burry – o cara do Big Short – comentou a respeito da Tesla: ‘Big Short’ investor Michael Burry predicts Tesla stock will collapse like the housing bubble: ‘Enjoy it while it lasts’

 

SEXTO: os insiders vem vendendo…isso não é uma prova de bolha… os diretores, CEOs e executivos da empresa vendem por diversos motivos…é algo totalmente normal! A questão é que quando vemos o ratio (relação) entre aqueles que vendem e os que compram saltar como mostra o gráfico abaixo, acabo ficando com uma pulga atrás da orelha! Concomitantemente, na escassez de ideias de investimento ou alternativas de alocação de capital, quando se trata da decisão do dinheiro de terceiros (entenda-se aqui nesse caso o caixa da empresa), eles seguem colocando mais e mais recursos em buybacks! Vale a pena ler a matéria: Fonte.

Insider selling defies a recovery in coroprate buybacks

 

SÉTIMO: a realização de operações de venda (apostar na queda) é algo normal no mercado…é uma forma de ajuste, de arbitragem digamos asssim…saudável até…questão é que com mais e mais altas no mercado e com a liquidez abundante existente hoje, os níveis de “short” no mercado se mostram bem baixos…

E por consequência as taxas de aluguel de ativos, como moostra o gráfico abaixo … aqui tem um efeito de taxa e juros subjacente também … mas não dá para ignorar o impacto de menos pessoas fazendo também…calou a venda?

Imagem

 

OITAVO: mais e mais dinheiro vem sendo colocado no mercado…pesquisa recente da Merril Lynch mostra que os níveis de caixa pelos gestores se mostra bastante baixo, cerca de 1 desvio abaixo da média.

E que mais e mais investidores vem aumentando suas “margin debts” o que no bom português significa: aumentar sua alavancagem! Fonte.

Ou seja, mais e mais gestores e investidores aceitando tomar mais e mais risco para buscar algum retorno…

 

NONO: e obviamente os níveis de valuations vão entrando em territórios bem elevados historicamente falando…tem vários gráficos mostrando isso…volta e meia recebo um…mas achei interessante a tabela abaixo porque ela agrega diversos indicadores (múltiplos) e os compara com algumas classes de ativos mostrando que, dentro de uma janela de 15 anos, a maioria deles se encontra no percentil mais alto da amostra.

 

DÉCIMO: vale citar que temos tido um número grande de IPOs aqui nos EUA…2020, mesmo com a crise, se mostrou um ano excepcional para captação novas empresas vindo a bolsa

 In all, it was the best IPO year in terms of deal count and capital raises since the 1990s, according to data compiled by PricewaterhouseCoopers, with 183 traditional IPOs and 242 SPAC deals raising slightly more than $150 billion in total. Fonte

Ao todo, foi o melhor ano de IPO em termos de contagem de negócios e aumento de capital desde os anos 1990, de acordo com dados compilados pela PricewaterhouseCoopers, com 183 IPOs tradicionais e 242 negócios SPAC levantando pouco mais de US $ 150 bilhões no total.

E o pipeline de novas empresas abrindo seu capital na bolsa americana segue elevado … enfim mais uma coisa que me chamou atenção.

 

CONCLUSÃO 

Sinceramente poderia seguir aqui citando alguns gráficos e notícias que me chamam atenção … que me deixam de “orelha em pé” … mas não quero ser enfadonho nem tampouco alarmista. 

Como disse não tenho resposta apergunta que fiz no título…o investopedia traz uma definição do que é bolha … é didático, mas tambem não vai te dar a resposta… sigo refletindo.

No final do dia o que tem segurado esse mercado é a liquidez abundante e “infinita” que os executores de política monetária tem posto em prática (os donos das chaves do cofre)…seguimos com dançando ao ritmo do TINA (there is no alternative) e do FOMO (fear of missing out).  

E nunca é demais lembrar os ensinamentos do mestre Peter Lynch…mais dinheiro foi perdido tentando advinhar a nova crise ou bolha do que nas próprias crises ou bolhas…

Top Investing Quotes To Lead You Through Any Market by Investing Fathers

 

 

E PRA SEMANA…

Antes de acabar, deixe-me chamar atenção a 3 pontos aqui…mais ligados a semana:

RESULTADOS… Teremo uma semana cheia e intensa em termos de resultados corporativos…isso que a meu ver vai dar o tom do mercado…a capacidade das empresas em surpreender o mercado, além de dar guidance sobre o futuro.

Imagem

 

VACINAÇÃO… com exceção de Israel a vacinação parece andar em ritmo lento – fonte 

E quanto mais lento for, maiores são os receios com o desenvolvimento e melhora da economia… isso é outro ponte de atenção dos mercados daqui pra frente.

 

BRASIL… 2 semanas atrás tinha escrito que vivemos uma certa festa no mercado com muita liquidez e os ativos de risco todos performando bem pelo mundo…mas o engraçado, ou triste, nisso tudo é que o Brasil parece não se encaixar tão bem nessa festa.

Apesar de todo apetite a risco e, contrariamente ao que muitos apostavam, o Real segue underperformando ante o dólar!

As privatizações não caminham (hoje o presidente da Eletrobras anunciou renúncia inclusive), as reformas me parece estacionadas, ainda ouvimos comentários de políticos relativizando teto de gastos….temos experiência com vacinação em massa, mas só precisamos mostrar que conseguimos….

Enfim vários desafios que justificam, a meu ver, a realização recente da bolsa e aunderperform da moeda.

 

Era isso.
Aquele Abs.

Twitter: @willcastroalves
Instagram: @willcastroalves
Linkedin: William Castro Alves

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento,a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos,tarifas e comissões.

3 comments

  • E grande Will, o jogo é bruto, passou o tempo em que quem acertasse ganhava um doce, hoje esta tudo relativizado e embasado! Ainda mais no cenário nacional onde todos os dias ficamos mais afetos ao noticiário.

  • Boa noite, sempre acompanhei sua carteira desde 2019, porem não consigo mais acesso a ela em 2021.
    Como que eu faço para conseguir ?

Leave a Reply