QUANTO POSSO GANHAR NO MERCADO DE AÇÕES?

Uncategorized
Tempo de leitura: 7 min

A única coisa constante no Mercado Financeiro é a mudança . E ao longo prazo 13 anos de mercado financeiro, acompanhei diversas delas: o surgimento das plataformas de investimentos e a maior democratização dos investimentos; o surgimento de novos produtos, ampliando o leque de opções do investidor, facilidade de acesso à informação, tornando-a muito mais acessível e ao alcance de todos.

Mas existem algumas coisas que nunca mudam ! E acredito que nunca vou mudar! E a pergunta do título desse artigo é certamente uma das perguntas que mais recebo na vida!

E não há nada de errado nisso, muito pelo contrário! Acredito que tais questionamentos fazem parte do processo de um investidor de primeira viagem .

Às vezes, quando vou responder essa pergunta, acabo recorrendo ao meu DNA de humorista falido: “Fulano, sabe por que o mercado de Ações é avaliado como Renda Variável? Exatamente porque seu rendimento VARIA! Então não há como saber quanto tu irás ganhar! ”

É… confesso que quase sempre a resposta não agrada muito…

Não é segredo para ninguém que estamos vivendo um boom de novos investidores , que ganharam um “empurrãozinho” por conta das deprimidas taxas de juros que nosso país está praticando.

 

E esse número gradual não é apenas no número de CPFs, está entrando muito dinheiro novo na “Matrix” do nosso mercado.

O ser humano tende a procurar pela certeza, pela segurança e previsibilidade , mesmo que muitas vezes essas características não sejam atingíveis. Mas é comum que elas venham fantasiadas através de um lobo em pele de cordeiro .

 

Afinal, as pessoas caem todos os dias em golpes com promessas de rentabilidade para a realidade? Ano passado certamente foi um ano recorde de pirâmides financeiras no país, por exemplo.

Fica claro que os novos investidores estão entrando no campo de batalha sem estarem preparados preparados , esquecendo da sua arma principal para essa guerra: Inteligência Financeira .

Mas ok, quero exercitar aqui um exercício de empatia para com esse investidor de primeira viagem: como vou investir em algo que não consigo estimular meus retornos? Todo investidor em ações precisa entrar no escuro?

Mas será mesmo que não conseguimos estimar o quanto podemos ganhar no mercado de ações? Sim, conseguimos!

 

Minha filosofia de investimentos e de trabalho é totalmente baseada em evidências, sem achismos, sem subjetividade. E quando o grau de incerteza é maior, normalmente recorro às estatísticas. Ela nos traz clareza e alinha nossas expectativas.

 

Logo abaixo, traga para vocês o retorno anual médio dos principais gestores brasileiros e globais, versus o número de anos que investem (afinal, medir consistência é essencial).

No caso dos gestores brasileiros, a média de retornos nominais anualizados fica na faixa dos 18% aos 26% ao ano.

Principais Gestores Brasileiros – Retorno médio anual x Anos Investidos

 

Já ao considerarmos os maiores gestores em nível global, o retorno médio anual que eles obtiveram se concentra na faixa entre 14% e 33% anuais.

 

Principais Gestores Globais – Retorno médio anual x Anos Investidos

 

Ok Ademir, excelentes rentabilidades! Mas estamos falando de gestores profissionais e gênios do mercado! O que eu, um investidor comum, posso esperar de retorno na minha própria carteira?

 

É um bom ponto! Então vamos trabalhar com o retorno médio do próprio mercado, ok?

 

Se considerarmos o Ibovespa (nossa principal referência doméstica) nos últimos 20 anos, seu retorno médio nominal foi de 15,9% ao ano, em reais. Se dolarizarmos esse resultado, nossa bolsa teria rendido 17,2% ao ano.

 

 

Já o S&P 500, ( nossa principal referência global em Renda Variável) possui uma amostra muito maior de resultados, então trago pra vocês um estudo estatístico do retorno médio em diferentes linhas temporais, mas podemos considerar um retorno médio entre 10,7% e 13,9% ao ano.

Notem que o retorno médio do Ibovespa é maior que o retorno do S&P 500, porém cabe lembrar que essa diferença se dá pelo prêmio pelo risco, pois nossa bolsa é muito mais arriscada do que a americana.

 

Fica claro que, embora não possamos ter uma resposta definitiva e objetiva, é possível sim estimar um retorno realista para seus investimentos no mercado de ações. Lembrando que esses resultados são resultados médios! Teremos anos excelentes de mercado, e outros nem tanto.

 

Concluo lembrando o mais importante: mantenha o foco e a consistência no longo prazo, dimensão onde os números e a história conspiram a favor do investidor, sem sonhos, nem ilusões.

 

Te espero no próximo artigo!

Um forte abraço!

Ademir Gutierri
Economista, Planejador Financeiro CFP® e Consultor de Investimentos habilitado pela CVM.
Há 13 anos e mais de 3200 pregões sempre buscando a verdade dos mercados.

Instagram:  @ ademir.gutierri
Linkedin: Ademir Gutierri
Twitter:  @GutierriAdemir

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradasde forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou como necessidade específica de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos, tarifas e comissões.

4 comments

    • Muito obrigado André! Sinta-se à vontade para tecer comentários, sugestões e até críticas! Aqui vc está em casa 🙂 abraços

  • Que artigo interessante!
    Gostei quando citou que a única coisa constante no Mercado Financeiro é a mudança. Também sobre entrar no Mercado sem a Inteligência Financeira e, principalmente, quando citou o uso da estatística na tomada de decisões quando o grau de incerteza é maior. Obrigado!

    • Obrigado Ricardo! Fico feliz que vc se ateve a esses detalhes, que na verdade são os que fazem toda diferença na jornada de um investidor!
      Grande abraço meu amigo!

Leave a Reply