Nervoso com a Queda do Mercado?

A Tônica, Bolsas, Tônica do Dia
Tempo de leitura: 3 min

Se você está preocupado com a queda do mercado de ações nos dias, minha recomendação é:

procure alguém e peça um abraço!

Deixe-me explicar. Humanos instintivamente buscam coisas que lhe propiciem segurança e prazer, e fogem de coisas que causam dor e sofrimento. Este comportamento foi o que manteve a nossa espécie viva por muito tempo, porém cria também confuso quando nós investimos.

Quando o mercado começa a cair, e a sua rede de amigos investidores começa a dizer para que você se renda e salve seu capital antes que perca tudo, o seu instinto natural mais primitivo volta a te perseguir. A única coisa que você pensa em fazer no momento é correr!

E a economia comportamental explica que a dor do prejuízo é duas vezes pior que a felicidade ao ganhar dinheiro. Com certeza todo o investidor já isso.

Sentir medo é normal momentos, ea última coisa que você precisa é um conselho meu sobre o ótimo desempenho histórico do mercado de ações e que este é um investimento de longo prazo.

Você não precisa de gráficos, estatísticas, palestras, gurus, dicas e nem fatos …. você precisa é de um abraço!

Você precisa alguém para ouvir você. Você precisa de empatia, ouvir o seu choro emocional e afeto psicológico. Um abraço no seu cérebro.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Após o abraço, seja psicológico ou físico, e todo mundo voltar a se sentir racional novamente, nós podemos devolver como nossos teses de investimentos e replanejar o portfólio para longo prazo.

Nós podemos revisar os nossos objetivos e os valores que deram suporte a nosso tese inicial.

Podemos considerar como evidências históricas, revisar as nossas projeções e reconsiderar se estamos fazendo bons investimentos. Tudo isso é importante!

Mas primeiro, um grande abraço nos nervos

Você se sente melhor agora?

 

– Guilherme Renato Rossler Zanin

MBA, Economista e gestor CGA – Anbima

* Observação: Texto Publicado na newslatter do Guiainvest em 2018.

Disclaimer Os relatórios e/ou em qualquer conteúdo de análise e recomendação providos pelo Bugg possuem caráter meramente informativo e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o usuário a tomar sua própria decisão de investimento, não devendo ser considerado como uma oferta para compra ou venda de ativos. Os editores responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos da Instrução CVM nº 598/18,que as recomendações do relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente. Além disso, os instrumentos financeiros discutidos neste relatório podem não ser adequados para todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de um determinado investidor. A decisão final em relação aos investimentos deve ser tomada por cada investidor, levando em consideração os vários riscos, tarifas e comissões.

2 comments

Leave a Reply