Arroz e feijão…tipicamente brasileiro…nutritivo e saboroso se bem feito. Não sei se estou sendo influenciado pelo estômago roncando, mas o Economática faz uns estudos bem bacanas e simples de mercado com os dados compilados por eles. Dão uma boa ideia do que vem acontecendo com as empresas….Nada de absurdamente novo, mas acho MTO relevante observar o passado, os value investors sempre acreditam mais no passado do que nas promessas e predições futuras…aliás, antes de começar deixo-vos esse pensamento:

Mas então o Economática fez um estudo que mostrou que, de forma agregada, as Receitas das empresas de capital aberto NÃO cresceu (comparação trimestral ante o ano anterior) nos últimos 10 trimestres quando ajustados pela inflação (IPCA)…ou seja, estamos falando de crescimento real…ou melhor, decrescimento real.
“A retração no terceiro trimestre de 2016 é a segunda maior já registrada no período analisado. A maior queda de receita com valores constantes aconteceu no quarto trimestre de 2015, quando as receitas recuaram -9,81% com relação ao mesmo período de 2014.”

Abaixo eles listaram setores com pelo menos 4 empresas e para cada setor… Saneamento se destacando … Obviamente que a construção civil não teria como ir bem mesmo..

E abaixo uma lista com as 20 empresas de maior faturamento da amostra e suas respectivas performances na comparação anual (ante o 3T15).

CONCLUSÃO DO POST:
- Feijão com arroz é bom.
- Acreditar nas predições macroeconomicas ou nos economistas não é uma boa
- Grandes empresas ainda tiveram uma dificuldade ENORME para os custos de inflação aos seus preços…na verdade não repassaram, tanto que receita caiu em termos reais…tá tem ressalvas como dólar e o impacto de uma única empresa repercutindo toda a média…mas a tônica me pareceu clara.
- Me faço a pergunta: será que melhora no 4T? Será que o 3T foi bottom? Sei não…muita gente falava que o 2T seria bottom. Enfim, so reforça a tese do stock picking para achar empresas que consigam se diferenciar repassando custo aos seus preços e gerando mais retorno na última linha…pois SÓ ASSIM suas ações vão performar no médio/longo prazo!
- Tá difícil pras empresas fazer o feijão com arroz que proteger suas receitas doo efeito corrosivo da inflação!
5 comentarios
Boa tarde Will.
As imagens não estão aparecendo.
Corrigido?
Pra mim aparecem…
Acho que agora foi…
Agora estão aparecendo.
Obrigado.
Obrigado Gilvan!