Buggpedia: O que é a Dívida Bruta (Gross Debt)?

Geral

O que a Reforma Tributária irá alterar nos seus investimentos:

19/07/2021

Geral

Alocação de ativos: a chave mestra para o sucesso da sua carteira

19/07/2021

Geral

Tônica da Semana: Visão do Estrategista

19/07/2021

Geral

12 Oportunidades para investidores

18/07/2021

Geral

Análise de ações, é uma perda de tempo?

13/07/2021

Geral

Reabertura econômica, setores atrativos, onde estou investindo e inflação

12/07/2021

5 comentarios

  • Olá, boa tarde.

    Em meus estudos, me deparei com estes termos, dívida bruta, e líquida, em sequência. Entretanto, precisaria de uma maior precisão com relação ao termo. Trata-se do passivo circulante e não-circulante, somados? Como chego a esse valor da dívida bruta?

    Agradeço, forte abraço.

  • Boa tarde e obrigado pelo post!
    Estou com uma dúvida na hora de realizar os cálculos e calcular a dívida bruta da CVC. de acordo com seu balanco patrimonial, os passivos circulantes e não circulantes somam 5BI sendo que indicadores de sites como (fundamentus, statusinvest) estão indicando 1.5bi de divida bruta. Nesses passivos constam: fornecedores, debentures, contas a pagar, salários, impostos, empréstimos, etc. Devo excluir algum item pra fazer esse cálculo ou esses sites não são confiáveis mesmo?

    • Jeff, na sua posição o que está errado é o conceito de “Dívida”.

      Em contábil dívida é apenas o capital de terceiro envolvido em seu negócio (Empréstimos, Financiamentos e TALVEZ alguns fornecedores). É todo o dinheiro, capital que você usa em seu negócio para alavancagem ou para algum outro fim específico.

      Salários, matérias primas e impostos eles são OBRIGAÇÕES, você não está “devendo” para eles, você está apenas os pagando para que eles continuem produzindo para a sua empresa. Um patrão não “DEVE” o salário para o funcionário, eles simplesmente paga pelo serviço. Agora se o funcionário emprestar dinheiro para o chefe ai essa dívida entraria na “Dívida Bruta”. Então básicamente Dívida é só o money que tu pega emprestado.

Deixe uma resposta