Buggpedia: O que é a Dívida Líquida / EBITDA?

Bolsas, Brasil, Emergentes, Empresas

Resultado Taurus Armas (TASA4) 1T22 – PREPARADA PARA CONTINUAR CRESCENDO!

11/05/2022

Bolsas, Brasil, Empresas

Resultado Sequoia (SEQL3) 1T22 – Entregando tudo!

06/05/2022

Bolsas, Brasil, Empresas

Resultado Suzano (SUZB3) 1T22 – Resultado bom, mesmo com o vento contra!

05/05/2022

Bolsas, Brasil, Empresas

Resultado 3R Petroleum (RRRP3) 1T22 – Crescimento que não acaba!

04/05/2022

Empresas EUA, EUA, Morning Dive

22052022 - Morning Dive: Adiantaram o "Sell in may and go away?!"

02/05/2022

Bolsas, Brasil, Empresas

5 OPORTUNIDADES PARA SE OLHAR ESTE ANO!

14/04/2022

3 comentarios

  • Olá Breno, parabéns pelo blog!
    Vc acha q os indicadores mostrados no site Fundamentus são confiáveis e atualizados?
    para uma noção geral quais seriam os principais indicadores e valores mínimos q se deve atentar antes de investir em acoes numa empresa?

    grato, abs
    Cícero.

    • E ai, Cícero!! Muito obrigado!

      Gosto bastante do Fundamentus, eles atualizam de forma recorrente o site e é confiável sim.

      Sobre os principais indicadores… Vai depender muito da empresa e o setor que ela está, exemplo bancos é muito bom olhar ROE, P/VPA (Preço / Valor Patrimonial por Ação), Carteira de Crédito, Índice de Inadimplência. Já no setor elétrico é bom olhar o EBITDA (Lucro antes de juros, taxas, depreciação e amortização), o P/L (Preço / Lucro), Dívida Líquida / EBITDA, Dividend Yield. Mas o essencial seria olhar o P/L, P/VPA, ROE, EBITDA e caso ela pague dividendos o Dividend Yield (Este último, se for alto, ver se o mesmo é recorrente, ou seja, se é pago com frequência ou se foi algo extraordinário).

      Sobre valores mínimos, também é meio complicado… Outro exemplo, gosto de empresas que estejam negociando abaixo de 25x o P/L… Mas se ela estiver negociando a 35x e conseguir crescer o suficiente e entregar mais… então está não vale a pena? Nesses casos tem que entender como a empresa está no setor, se ela realmente vai conseguir crescer, se não é muito arriscado entrar ou continuar nela caso venha um resultado “não muito bom”. ROE gosto de empresas que pelo menos apresentem 10% para mais. P/VPA não precisa estar necessariamente abaixo de 1. Dividend Yield, acho que é interessante a 5% para cima e que sejam recorrentes os pagamentos de dividendos e de preferência com os dividendos pagos por ação crescendo cada vez mais. Dívida Líquida / EBITDA, é bom que esteja no máximo 3,5x acima disso já fico meio preocupado com a saúde financeira da empresa e se ela vai ter condições de reduzir a dívida, pois qualquer coisa a mais ali, como pagamento maior de juros pode impactar os resultados da companhia.

      Muitos indicadores podem ser encontrados no Buggpedia, basta pesquisar por P/E (P/L), P/B (P/VPA), ROE, EBITDA, ROIC, ROA… Tem vários outros, toda semana estaremos aqui tentando ajudar cada vez mais.

      Forte abs!!

  • Olá Breno, muito grato pelas explicações…!

    Mas tentei calcular a Dívida Líquida/EBITDA pelo Fundamentus de FESA4 (tenho ela) e não achei os valores correspondentes pois daria um valor incompatível irreal. Poderias me ajudar nesse item?

    grato, abs
    Cícero.

Deixe uma resposta