Temos uma mania, uma tara, um fetiche por perseguição…digo nós latinos. Adoramos a ideia do coitadinho injustiçado pelos orgãos e agentes econômicos do mundo capitalista impiedoso. Logo, por aqui, quando o governo gasta de mais e não ajusta suas contas e temos um rebaixamento de rating pelas agências internacionais…ou quando o mundo fala que estamos perdendo credibilidade, é que eles estão sendo maldosos. #sóquenão!
Mercado já tem acendido as luzes amarelas para o todo poderoso governo chinês. To Big to Fail? Não. Impérios já caíram ao longo dos anos. Déficit do governo é outro headwind que vem chamando atenção., até porque a tendência é de mais deterioração com as medidas de estímulo fiscal que vem sendo comentadas.

Não obstante os receios com a qualidade de crédito das empresas e, principalmente bancos, os quais poderia fazer com que o governo “assumisse” tais compromissos ou tivesse que capitalizar tais bancos, só aumenta ainda mais esse temor com as contas chinesas.
Como se não bastasse existe ainda todo um “shadow banking system” … sistema bancário das sombras? Sim. São intermediários não financeiros que fazem as vezes de bancos. Ainda vou escrever um post completo sobre isso, mas resumidamente, esses caras aproximam quem tem grana de quem precisa de grana (empresas) obviamente com taxas mais elevadas…isso atrai o investidor e propicia captação as empresas. Problema é que quando essas não pagam tu tem uma inadimplência no sistema que, de certa forma, esta fora do sistema…mas que no limite, sob a justificativa de “salvar” a economia, o governo teria que salvar os investidores dessa inadimplência massiva…enfim..é um risco potencial para um déficit estrutural maior no futuro.

É difícil achar estatísticas disso, mas o crescimento do mercado Wealth na China puxou os yields pra baixo (barateando captação) o que ajudou a expasão do crédito shadow. Dá uma olhada no gráfico…é mais uma tese/ideia consistente com a teoria do gigante alavancado!