Semana que passou foi claramente de paúra! Nesses momentos o pequeno investidor pode ficar meio assustado e até perdido. Por isso regularmente busco trazer algumas lições e conceitos importantes para aqueles que estão iniciando. Especialmente sobre a sedutora ideia de que bolsa é ser trader…vejamos a sequência:
E agora esse outro aqui…Traders exageram meus caros, essa é a realidade! 3 Motivos:
- Na paúra de “controlar” uma perda as ordens de STOP exacerbam quedas e movimentos de mercado.
- Não sabendo os fundamentos daquilo, o real valor dos ativos, os traders não possuem a segurança para manter suas posições tendo que reagir no momento de estresse máximo de mercado.
- Como muitos operam alavancados, existe um incentivo para que encerrem posição o mais rápido possível para evitar perdas maiores.
O gráfico abaixo mostra um pouco disso, o conceito de que os traders tendem a reagir em excesso as notícias ruins muito mais do que reagir positivamente as notícias positivas.
As barras de cor “vinho” mostram a performance das quedas relativamente ao mercado após 1, 2, 3 , etc dias …enquanto as barras laranjas refletem a movimentação de mercado após notícias positivas.

Por isso, nesses momentos de paúra devemos manter a calma e saber que tem uma miríade de robôs, traders e whatsoever operando no mercado…mas qual será de fato o valor dos ativos? Isso é o que importa! Aproveitar esses momentos é sabedoria pura!
Encerro com 2 frases do oráculo Warren buffet:
“Remember that the stock market is a manic depressive.”
“Risk comes from not knowing what you are doing.”

Era isso.
Aquele Abs.
Twitter: @willcastroalves / Yotube: Willcastroalves
Instagram: @willcastroalves / Facebook: William Castro Alves

comentario
Creio que isso explica bem o que aconteceu com Ferbasa, uma balanço um pouco aquém do esperado e uma “desova” descontrolada no papel.