Muito já foi falado do assunto do momento…os bancos na Europa…eu mesmo já fiz várias citações aqui sobre o assunto…
Gráfico abaixo ajuda a entender um ponto importante: diferença de modelos de financiamento da economia americana e europeia. Ou seja, bancos são muito mais relevantes para o financiamento da economia na Europa…much more to big too fail!
Não quero ser enfadonho aqui com isso pois vocês já devem ter lido bastante a respeito e também porque já tinha comentado isso na semana passada na segunda: EUROPA – “HELLOU MERKEL?!”
Mas tivemos o trigger do Deutsche sobre o mercado…o fantasma (ou o personagem do filme Pânico) da falência de um grande banco novamente rondando o mercado…basicamente o que triggou o mercado foi o fato de grandes e importantes Hedge Funds que usavam o Deutsche como broker e contraparte em derivativos, resgataram recursos de forma agressiva. A divisão de Bokerage dele responde por mais de 30% da liquidez do banco…se todos saírem gera uma certa pressão de liquidez…aliado a isso tem o efeito contágio que se chegar no varejo complica.
O efeito contágio me parece óbvio aqui…sistema financeiro é ligado (muito menos que 2008, mas ainda é)…Não por acaso os CDS de outros bancos se mexeram…
Sobre o Deutsche eu penso que eles tem 5 opções, sendo a última a que me parece mais provavel: (i) emitir novas ações para captar, o que poderia exacerbar a queda e ser um tiro no pé; (ii) pedir ajuda do ECB, o que pode ser muito mal visto para quem usa o banco como contrapate e no limite exacerbar saques; (iii) bail out com o governo…injeção de k do governo neles…Merkel não parece disposta; (iv) assumir perdas em ativos que possuem “limpando o balanço” o que poderia gerar corrida ao banco com medo de falta de recursos com os depositantes; (v) fusão com alguém mais sólido.
NEM TUDO ESTA PERDIDO…
Mas é interessante notar que mesmo com todo esse receio com o sistema financeiro europeu o Reino Unido conseguiu fazer uma emissão de bonds linkados a inflação com uma demanda recorde e com yields fortemente negativos! Isso mesmo com Brexit e tudo mais! Tem muita liquidez nesse mundo mesmo!
MUDANDO DE ASSUNTO…
Comentei na Tônica da Semana que teremos uma agenda carregada de PMI’s da industria. Importante monitorar pois em linhas gerais esses tem decepcionado…já comentei aqui da “falência” da industria em nível mundial. No que tange a Europa essa fraca atividade industrial tem levado a uma queda no output composto do bloco…
Abrindo o dado (foge ao escopo do que estou buscando aqui) da pra ver que a industria alemã tem sofrido pra carregar o continente nas costas e seu setor de serviços vem decepcionando na margem…quadro diferente da França onde o setor de serviços melhora e a industria segue fraca.
A frase abaixo parece desconexa com o texto, mas eu prometo que vale a pena…
Por que a Merkel e Alemanha tem sido tão abertos a imigrantes?
Dado a relevância da industria para o contexto alemão, é importante monitorá-la. Um problema citado por muitos empresários alemães, é a falta de mão de obra….
Como se resolve isso? Incentivando a natalidade, mas parece que os alemães não estão respondendo muito a isso..rs…Logo uma outra solução é: imigração! Trazer imigrantes para o país! Olha só!! Tá explicado porque a Merkel tem sido tão conivente com os imigrantes? Maybe…
Anyway, nessa semana que se passou, foi importante ver que, ao menos, o clima de negócios melhorou por lá como mostrou o IFO Business Climate:
E a inflação mostrou reação na Alemanha e Espanha…
UM RESUMO PARA NÃO ACABAR ASSIM TÃO VAGO…
Semana importante para os estressados mercados europeus. Situação do Deutsche é suuper importante e está posta na frente dos touros, agarrada com um monte de urso que vem se aproveitando dessa situação. Mas não acho que isso venha ser um novo Lehman (não ACHO! quem é que sabe alguma coisa nesse mercado?!) Mas se resolvendo isso, os dados da economia seguem na mesma…not bad, not good.