O QUE OS GRANDES INVESTIDORES ESTÃO FAZENDO?

Geral

Estagflação: o maior pesadelo para economia global

11/10/2021

Geral

Quais são seus objetivos? Coloque em um papel!

04/10/2021

Geral

Ações baratas: 3 empresas para investir

13/09/2021

Geral

"Ibovespa Barato", 3 razões para acreditar nisso

13/09/2021

Geral

Fundos Imobiliários: Rendimento abaixo do esperado

06/09/2021

Geral

Mercado Internacional: Principais acontecimentos da semana

06/09/2021

8 comentarios

  • Olá amigo, não, não… nada de compras ainda. Barsi e outros estão impacientes e precipitados como boas sardinhas!
    Mês que vem será muito agudo… Ibov chegará nos 45-50K então será a hora!
    Abs.

    • Bom dia Cícero! Não temos certeza qual será o fundo, dificilmente iremos acertar o fundo, mas o fato é que temos que ir comprando aos poucos, pois algumas barganhas já estão aparecendo e temos que aproveita-las! O que comento é de ir comprando aos poucos, usando um % do caixa para isso. Se deixar para pegar fundo, pode ser criada uma vacina ou algo e aí perder o bonde. Mas cada um com sua estratégia. abraços

  • Bom dia Eliseu, sim ninguém acerta o fundo da mosca. Os medicamentos que estão tentando, não tem nada confirmado e os efeitos colaterais podem ser piores. E vacina leva no mínimo 6 meses a 1 ano pra chegar no público isso com muito trabalho!
    A perspectiva é muito sombria ainda.
    Abs.

  • Fala, Eliseu. Tudo bem? Acompanho seus artigos e vejo que você é muito conhecedor do setor de commodities.

    Analisando a situação atual, vemos que as grandes petrolíferas foram bastante atingidas com essa crise: Equinor, Exxon, BP, Petrobras, Chevron, etc, caindo aproximadamente 60%, enquanto que o dólar somente apreciou 25% frente ao real desde dez/19.

    Nessa situação, não vemos uma assimetria? As economias emergentes são altamente dependes dos preços das commodities.

    Estou analisando seriamente montar posição em dólar nas empresas petrolíferas, pois tende a ser um hedge natural.

    Pode discorrer um pouco sobre isso?

    Abraço e parabéns a equipe Bugg.

    • Boa tarde Matheus! As empresas de petróleo possuem um custo de extração que comentei no artigo, por isso elas caíram mais. COmo as petrolíferas americanas vendem em dólar a queda foi menor, mas nesse caso, depende muito qual o custo de cada o lifting cost, então algo que tem que fazer caso a caso. Acho que o tempo de hedge já passou, hedge e seguros se fazem em mercado de alta. Caso o petróleo volte (o que não sabemos mas acredito que sim) essas empresas poderão ter lucros.

      E sobre o dólar difícil saber até onde vai, mas já ocorreu uma alta grande. abraços e obrigado

  • Excelente artigo Eliseu!
    Para quem está sem caixa no momento para investir, o que sugere?
    Acredita que termo pode ser uma opção, usando as ações que tenho hoje como margem? Penso em adquirir aquelas com maior percentual de dividendo (mesmo sabendo que este % irá cair), pois com estes dividendos posso pagar o termo, caso a valorização das ações demore…
    Valeu, abraço,

    • Bom dia Mendes! Agradeço pelo teu tempo! No artigo dessa semana comentei que uma das maiores lições foram os fundos que quebraram e que usavam a alavancagem para investir. Mesmo em momento de crises, ter cautela é necessária. Para fazer um termo penso em algumas coisas: 1) não precisar do capital no curto prazo (2-4 anos); 2) as ações podem cair mais, é dificílimo achar o fundo do poço, então sempre diversificar e investir de acordo com tuas características; 3) tenta fazer o rebalanceamento da carteira, vendendo ativos mais caros e com menor probabilidade de volta e focar em ativos melhores; 4) se for do teu perfil, sim, o termo pode ser algo para alavancar, mas desde que tenha uma grana extra, pois as ações podem cair e aí ser preciso mais ativos para colocar como garantia. Espero ter ajudado e obrigado pelo comentário! abraços

Deixe uma resposta