Buggpedia: O que são ETF’S?

Geral

As 5 maiores mudanças na economia global no pós-pandemia

19/04/2021

Geral

TÔNICA DA SEMANA: Bolha nos EUA? Mercado muito caro?

19/04/2021

Tônica do Dia

INFLAÇÃO: O DRAGÃO QUE VOLTOU A ATACAR O PAÍS

12/04/2021

Morning Dive

MORNING DIVE 12/04/21

12/04/2021

Geral

Ações boas para Cachorro! (artigo "divertido"​)

05/04/2021

Geral

Investir em ações não é investir em Ibovespa

05/04/2021

5 comentarios

  • Will, comecei a acompanhar seu trabalho e estou gostando muito, parabéns!

    Gostaria de saber o que você pensa sobre IVVB11. Embora a bolsa americana esteja esticada, ela está assim há anos e não pareve sar sinais de enfraquecimento no curto prazo.

    Enfim, você acha que é uma boa comprar esse ETF agora?

    Obrigado e abraços!

    • Po que legal meu caro!
      Cara então, sobre investimentos no exterior penso que a melhor forma, ou, o jeito que eu faço para mim, é investindo lá em fora.
      Pq? Pq seu investimento é dolarizado…você dolariza parte dos teus investimentos, algo que penso ser fundamental….além do mais tem ETF’s lá nos EUA que são mais eficientes e mais líquidos que o IVBB11.
      Se teu horizonte de investimentos é 5 ou 10 anos ok…no curto prazo 1, 2 ou 3 anos é possível sim que em algum momento sofra…mas veja que 2008 aconteceu e passados 10 anos o S&P se valorizou bem e venceu aquela crise.
      Enfim, espero ter ajudado.
      Abs

  • Bom dia, Will. Acompanho seu blog desde o final de 2017, e aproveito o comentário para parabenizá-lo pelo ótimo trabalho de divulgação de informações de mercado. Agora que terminei a leitura do “Investidor Inteligente”, consigo perceber a marca dos ensinamentos de Graham em sua estratégia analítica do mercado (não deixando de reconhecer, é claro, seu valor individual -intelectualidade e experiência – para obtenção de resultados muito consistentes).

    Gostaria de fazer um pergunta: existe alguma forma confiável de comparar os fundos de investimento em ações (acessíveis por meio das corretoras) com os ETFs, a fim de auxiliar na tomada de decisão para aplicação em um deles? Caso sim, quais indicadores você consideraria para essa tomada de decisão?
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho. Abraço!

    • Po que legal Felipe! Fico lisonjeado! Sem dúvida Graham é o pai…a pedra fundamental do Value Investing. Também gosto muito do Buffet, Munger, Greenblatt e Lynch…fica a dica.
      Quais fundos de investimento tu te refere? Em termos de ETF’s tu tens os básicos como BOVA11, SMALL11, DIVO11…etc. É seguro comprá-los…não necessariamente é uma boa..rs.
      Não sei se entendi tua pergunta.
      De qualquer forma muito obrigado pelo comentário.
      Forte abs!

      • Obrigado pela resposta, Will. Ainda não tive a oportunidade de ler e estudar mais sobre a estratégia de todos esses grandes investidores, porém estão na lista de estudo rs

        Então, a pergunta acabou sendo muito ampla… o que gostaria de saber é se tens alguma forma básica de tomar a decisão entre investir em um ETF (ex: BOVA11) ou um FIA com uma composição de carteira parecida com esse mesmo ETF. Seria pela comparação das taxas de adm, indice de sharpe, retrospecto histórico de retorno deles?

        Espero que agora tenha ficado mais claro… sei que pode parecer uma pergunta um tanto ingênua, porém tenho encontrado certa dificuldade para decidir em quais ativos/fundos alocarei o componente defensivo da minha carteira de renda variável.

Deixe uma resposta