Pra quem não conhece a Romi é uma empresa de Santa Bárbara d’Oeste (SP) e é líder nacional nos mercados de Máquinas-ferramenta e Máquinas para Processamento de Plásticos e importante produtora de Fundidos e Usinados.

Como uma empresa produtora essencialmente de máquinas para a indústria ela sofreu vários trimestres com uma indústria que vinha sofrendo muito. Chamei atenção para inflexão a exatamente 1 ano atrás! quem não acredita olhe esse post:
ROMI 1 ; ROMI 2 ; ROMI 3
Enfim as coisas melhoraram mas lentamente. No entanto, esse resultado do 2T foi bem bom…inflexão importante de uma empresa que vinha tendo prejú e agora volta a ser lucrativa…diga-se de passagem que a empresa em si é muito boa, mas a conjuntura atrapalhava e muito!

Indo ao resultado diria que foi bem bom sim. Receita cresceu 9% ante 2T16, mas com a alavancagem operacional o resultado que havia sido negativo no 2T16 saltou para uma margem de geração operacional de caixa de 12%! Foram 12MM de lucro e 20MM de Ebitda…isso é bem bom! Olha a melhora no resultado operacional e lucro:

No entanto, o que ainda me deixa com a pulga atrás da orelha é que esse melhora me parece muito mais sazonal do que qualquer outra coisa…me parece difícil estimar que 3T17 não poderá ser bem mais ou menos de novo… Isso porque essa melhora foi essencialmente de um segmento específico: Fundidos e Usinados….e essa demanda vem do aumento de pedidos de peças para os segmentos automotivo comercial e agrícola. Se tu ver a carteira de pedidos hpuve na verdade queda…

Por isso fico com a barba de molho nela…mas ressalto que é boa empresa do povo honesto e trabalhador de Santa Barbara do Oeste!
comentario
Ai sim hein Will! Boa análise da ROMI. Sou de Santa Bárbara (aka SBO). A empresa sempre foi a “marca” da cidade e boa parte da população trabalha ou trabalhou lá! Torcendo pra continuar a guinada de recuperação mesmo não sendo investidor dela.
Abraço
Keep up the good work!