Olhei rápido os números de SAPR e achei um vazamento em seus canos…. Achei estranho uma companhia com a sua previsibilidade apresentar queda de Ebitda e lucro mesmo com aumento de tarifas que a empresa percebeu recentemente (empresa teve seu reposicionamento tarifário de 8,53% para o ano de 2017, advindo do diferimento da Revisão Tarifária Periódica de 25,63%, aplicado nas contas a partir de 01/06/2017).
Como assim Will?
A empresa teve crescimento de 3,9% de receita ante o 2T16, muito por conta do incremento de ligações em esgoto (+5,4%).
Mas aí tu abre a linha de custos e toma um susto pois vê que ela cresceu 9,4% com destaque para o +31,4% de gastos com pessoal! Seria uma vazamento de uma empresa ineficiente?
As despesas comerciais também me assustaram com um crescimento expressivo de 56,7%!!
Bom como explicar isso então??
(i) Vamos lá começando pelo final na parte das despesas a cia não faz a distinção do que não é recorrente e aquilo que é recorrente…grande parte das empresas o faz, pois isso passa uma visão distorcida o Ebitda. No caso dela esse aumento de “Outros custos” refere-se a indenizações de clientes, fornecedores e de eventuais danos causados a terceiros nos serviços de cobrança. Não é algo recorrente e poderia ser suprimido para cálculo de um Ebitda normalizado.
(ii) O crescimento natural da empresa aliado a reajuste salarial de 4,7% explicam o maior custo com pessoal…além disso, diferentemente do ano passado, o acordo coletivo com o principal sindicato se deu agora no 2T e não no segundo semestre de 2016 como foi ano passado.
(iii) Na parte de custos também houve uns gastos “diferentes”… a empresa usa alguns produtos para tratamento de esgoto….houve atraso na entrega destes e eles acabaram sendo faturados agora…então é outra linha que não esperaria que se mantivesse nos patamares altos que foram agora nesse 2T.
Com isso, o Ebitda e Lucro do trimestre apresentam queda ante o 2T16.
Well as explicações existem…me parece muito mais um caso de um cano que estourou e deu uma vazada…molhou a casa…deu uma incomodada e tal…mas acho bem menos pior que um vazamento…daquele que te faz gastar uma grana sem conseguir descobrir de onde vem o bendito vazamento.W
Não gostei do resultado….olhando o semestre os números do 1S17 ficaram bem ok, mas o tri foi feinho.
3 comentarios
William,
teria como você fazer um comentário sobre a análise da MILS3, ou uma breve análise?
Putz cara não olhei…
To indo pra Porto Alegre hoje…vo baixar e dar uma lida no release no voo e tento postar algo amanha.
Mas um amigo me flw q ainda foi bem feio…ciclo dela demora.
Will,
Se desse pra ter uma versão “recorrente” do EBIITDA e lucro não sairia tão feio o resultado, né. Mas até pra uma estatal, o ativo ainda parece barato pra uma careira de dividendos, ainda mais com esses juros descendo o final da ladeira.
Pra ganho de capital não entraria nem a pau, ainda mais com as units por vir…
Ótima análise!