Apesar da “folga” que deram para o petróleo, os receios com relação ao excesso de oferta existente não se dissiparam. Semana passada o Goldman soltou um relatório chamando atenção exatamente para isso.
Nível de estoques da commodity seguem elevados, portanto para se entrar novamente num bull market para petróleo, seria necessário um déficit real de petróleo…para que houvesse uma alteração no humor/percepção dos investidores. Por ora o que vemos são estoques nos high!

Corroborando a isso, li uma análise interessante. Houve um spike no nível de cargas nos trens americanos. Essa informação poderia levar a crer que a indústria americana estaria produzindo forte e isso aumenta a necessidade do transporte de cargas. Correto, mas aí o indicador de produção industrial deveria refletir, e não é o que está acontecendo. Qual a explicação então?

Explicação alternativa é a de que os trens estão sendo utilizados para estocagem de petróleo! Como o volume de petróleo a ser estocado esta alto o preço de armazenagem aumentou, logo, uma forma alternativa de estocagem seria a utilização dos trens.
Esse tipo de análise/interpretação dos fatos nos dá uma dimensão de como esse mercado, no tocante ao fundamento, ainda parece estar longe de ter mudado completamente sua tendência. Em outras palavras, fica difícil achar motivo para que os preços de petróleo continuem subindo.