A alta de ontem chamou atenção, não só pela magnitude (muitos nem lembravam mais como era ver a bolsa subir 4% num dia) mas com volume. Lua estava linda e apesar do calor o bom humor e otimismo tomou conta…seria ainda o clima de valentine’s day lá de fora influenciando-nos aqui nos trópicos? Ou aquele amor de carnaval sendo desfrutado?
Fato é que sejamos francos, temos 3 coisas que podem ajudar a explicar de uma forma racional os movimentos irracionais de mercado:

- fluxo financeiro à já comentei aqui que alguns gestores mais propensos a riscos vem buscando oportunidades ao redor do globo. Ainda que os fundamentos permançam nada animadores, muitos se animam a correr certos riscos em emergentes.
- mercado bastante vendido buscando reduzir tais posições;
- movimentação interna com os desdobramentos internos da lava-jato. É como comprar uma call…”vou fazer uma fézinha no Brasil porque vai que”.
Fluxo não respeita fundamento isso é fato….mas este (fundamento) no médio prazo esse tende a prevalecer. O que quero dizer é que acredito que o desempenho das ações respeitam a tendência dos lucros das empresas. Empresas com lucros crescentes e retornos sustentados tendem a ter ações que sobem, simples e patetico. Seguindo essa linha, nossos desarranjos macro criam um ambiente bem ruim para as empresas e fica difícil participar desse otimisto desse “dia de verão”. Ainda assim, a mudança no controle de nossa política é de longe o maior divisor de águas para nossa bolsa no curto prazo, sem dúvida.
Por hora sigo achando exagerado e penso que quem não se protegeu, deveria pensar. Ah dólar deu uma baixada hein, quem avisa amigo é.