Bom, muita gente pediu previsões sobre economia e tals…como não sou guru, nem guri, vou com a média de mercado … abaixo o último boletim Focus de 2016 com as expectativas de 2017…
Me lembrem de em dezembro de 2017 checar isso aqui! Pra ver o quanto os analistas erraram e tudo mais…não é pra criticar não, é só pra ver como mudam as expectativas…garanto que lá por junho muita coisa já vai ter mudado…anyway, aí estão as estimativas para 2017 (circulei as que acho mais relevantes).
Pelo andar da carruagem o PIB deve ser mesmo menor que 1%, mas acredito que a Selic pode bater 10% em 2017 e o IPCA possa ficar já na meta.
Voltando ao curto prazo, esse semana fizemos uma reunião no escritório e o consenso foi claro…muito objetivo…sem margem para dúvida: não temos a menor ideia se bolsa segue subindo ou realiza!! Rs
Desculpe a decepção, mas já disse aqui que não vou dar dicas infalíveis nem prever o caos ou o milagre…isso eu deixo pra galera da Xoniricus.
Mas o fato é que tivemos alguns dias de alta (final de dezembro) sem muita credibilidade e sem volume…aí a primeira semana de janeiro deu continuidade e ficamos com a sensação de que: será que vem outra “pernada” de alta?? Não chegamos a uma conclusão, mas o sentimento é: sem STF, delações, Congresso, Senado (todos de folga) a bolsa anda…seguindo essa tônica temos umas férias até fevereiro, quando em tese tudo isso volta a tona. Se isso for verdade janeirão promete ser bacana…mas aqui falo sem convicção.
Mas chamou atenção nossos juros…a virada do ano marcou de certa forma a continuidade do movimento de queda…aparentemente a única coisa que parece ser capaz de mudar essa tônica é algum estresse político que aumente a percepção de risco-país…no mais é para baixo e avante…e as NTN’s para o alto e avante….coisa boa que to comprado nisso!
Outra coisa que me chama atenção nisso é que a última vez que os juros (10y) “beijaram” os 11% foi no final de outubro…momento no qual o mercado fez máxima em 2016…estávamos nos 65k….hoje estamos no 61k…será que corrige e vamos lá de volta para os 65k?
Por fim parece começar a ficar interessante uma posição no dólar…explico: até que ponto nosso Real poderia se valorizar contra a moeda americana? Lembro que a reforma da previdência nem começou a ser discutida! Logo nosso déficit não foi resolvido…penso que a assimetria está começando a ficar interessante hein….especialmente se bater naqueles 3,15….aguardemos então.
Mas como disse sendo bem sincero, para essa semana me falta convicção….
Em termos de agenda, as coisas parecem relativamente tranquilas…ao longo da semana temos vários diretores do FED se pronunciando, o que pode movimentar juros lá fora. Alem disso, temos:
Segunda: CPI e novos empréstimos na China.
Terça: dados de varejo no Brasil.
Quarta: IPCA e decisão de juros no Brasil; estoques de petróleo nos EUA.
Quinta: produção industrial na Europa; pedidos de auxílio desemprego e discursos de diretores do FED nos EUA.
Sexta: balança comercial chinesa; PPI, vendas no varejo e confiança do consumidor de Michigan nos EUA.
Mas o que a meu ver pode realmente chacoalhar a semana é a entrevista de Donald Trump na quarta-feira…uma postura mais frouxa dele pode fazer com que diminuam as apostas num crescimento mais agressivo e aumentos de juros mais fortes, ou seja, pode embaralhar o tabuleiro….mas Trump nunca foi brando em declarações, então veremos…